Vista Alegre somou recorde de 30 prémios internacionais de design

O serviço de mesa Utopia e dois candeeiros da coleção E2H – Earth to Humanity by Ross Lovegrove foram distinguidos pelo Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design, com um dos prémios mais antigos do mundo: o Good Design Award.

A Vista Alegre encerrou 2018 com um recorde de prémios e distinções internacionais de design. Pelo terceiro ano consecutivo, o design dos produtos da marca foi premiado pelo Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design, que distinguiu o serviço de mesa Utopia e dois candeeiros da coleção E2H – Hearth To Humanity by Ross Lovegrove – Nervi e HRYB – com o prémio Good Design Award.

A Vista Alegre encerrou assim 2018 com 30 distinções internacionais de design, preparando-se para apresentar nas próximas semanas, nas feiras internacionais, as novas coleções de porcelana, cristal e vidro.

O serviço de mesa Utopia, que já tinha sido distinguido com um Red Dot Award em 2018, é inspirado nas geometrias japonesas e no papel de origami, representando nas suas peças uma composição de diferentes relevos que se adaptam às formas.

Os candeeiros Nervi e HRYB, da coleção E2H – Earth to Humanity by Ross Lovegrove foram os outros dois premiados. As peças apresentam-se como esculturas contemporâneas, que se transmutam – a porcelana biscuit revela uma explosão tridimensional de translucências ao ser iluminada pelos LED desenvolvidos em exclusivo para a Vista Alegre.

No último ano o júri internacional dos Good Design Awards distinguiu as coleções Gazelle, Poison e Lavish. Em maio, os European Product Design Awards premiaram Cannaregio, Hryb e os Copos de Bicos Bicolores. A coleção de iluminação E2H, a coleção de art crystal & glass Única, e a linha de hotelware Saturn conquistaram o selo German Design Award 2019 Winner, atribuído pelo Conselho Alemão do Design. Em outubro deste ano a Vista Alegre foi distinguida pela Comissão Europeia com o prémio «Regiostars» na categoria «Escolha do Público».

Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Ross Lovegrove, Marcel Wanders, Jaime Hayon, Malangatana, Sempé, Karim Rashid, Brunno Jahara, Carsten Gollnick, Sam Baron, a marca francesa Christian Lacroix e a insígnia Oscar de la Renta são alguns dos artistas e designers que se associaram à Vista Alegre. Em novembro de 2018, Pedro Cabrita Reis juntou-se, com a peça «De Natura», a 19.ª do Projecto Artistas Contemporâneos.

Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo, como a rainha Isabel II de Inglaterra, o rei Filipe VI de Espanha e a rainha Beatriz da Holanda. A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.