Restaurante Feitoria e chef João Rodrigues vencem prémios Mesa Marcada

Chef João Rodrigues venceu o prémio Mesa Marcada pela quarta vez consecutiva.

E pela quarta vez consecutiva João Rodrigues conquistou o primeiro lugar na categoria de chef preferido dos prémios Mesa Marcada. Também o restaurante que lidera, o “Feitoria”, revalidou a preferência. Já o prémio de chef revelação foi para Filipe Carvalho, chef executivo do Fifty Seconds.

Texto de Filipe Gil

A consistência falou mais alto. Mais uma vez. E por isso nada mudou de nos primeiros três lugares no top de restaurantes na edição de 2019 dos prémios Mesa Marcada. O Feitoria (Lisboa) foi o vencedor, seguido do Ocean (Algarve) e Belcanto (Lisboa), na segunda e terceira posição, respetivamente.

Chef João Rodrigues venceu o prémio Mesa Marcada pela quarta vez consecutiva.

Também na categoria de chef preferido houve repetentes no sucesso. Na cerimónia que decorreu esta segunda-feira na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, João Rodrigues foi chamado ao palco para receber a distinção de chef preferido pelo quarto ano consecutivo. Nos restantes lugares do pódio, ficaram José Avillez, que também repetiu a posição, e o chef Hans Neuer.

A edição deste ano contou com 225 votantes (foram 208 na edição anterior) que responderam à iniciativa promovida pelo blogue e que há 11 anos apura os premiados do Top de Restaurantes e os Chefes Preferidos e demais categorias (ver mais abaixo).

O chef Filipe Carvalho, em primeiro plano, na cozinha do restaurante Fifty Seconds. (Gerardo Santos / Global Imagens)

Filipe Carvalho, chefe executivo do Fifty Seconds, venceu o prémio de chefe revelação do ano que é atribuído a um novo chefe de cozinha que se tenha evidenciado na classificação no último ano -, e também foi ao Fifty Seconds que se atribuiu o Prémio Destaque do Ano, por ter escalado o ranking desde o ano passado, subindo 24 posições até ao 5º lugar da listagem.

Por sua vez, à pergunta de qual “o restaurante favorito de preço moderado que frequentam regularmente ou que recomendariam a um amigo” os votantes elegeram O Frade, em Lisboa, para o qual estavam também nomeados a Taberna do Calhau, o Noélia e Jerónimo, o Bel’Empada e a Taberna Sal Grosso, que venceu o ano passado na mesma categoria.

O restaurante Frade, em Lisboa, foi o vencedor na categoria Prémio Especial César Castro “Mesa Diária”.

Outra dos vencedores da noite foi o restaurante Essencial, o projeto de André Lança Cordeiro, na Rua da Rosa, em Lisboa que conquistou o Prémio Restaurante Novo do Ano entregue ao restaurante aberto durante 2019 e que melhor lugar atingiu no ranking, colocado no 14º lugar nos restaurantes preferidos.

Na edição deste ano, a 11ª, os prémios Mesa Marcada juntaram duas novas categorias: O Prémio Escanção do Ano, que foi entregue a André Figuinha do restaurante Feitoria. A outra novidade é o Prémio Serviço de sala do ano, atribuído por um painel restrito, que teve 21 votantes este ano, composto por profissionais de sala de restaurantes, mas também por proprietários, diretores, bem como gastrónomos que os frequentam. O Fifty Seconds foi também o escolhido pelos seus pares como o melhor nesta categoria.

De salientar que na edição de 2019, a 11ª dos prémios os mais restaurantes mais premiados foram o Fifty Seconds e o Feitoria – ambos em Lisboa e cada um com três distinções. Confira, de seguida, a lista completa.

Lista dos prémios Mesa Marcada 2019:

Prémio Especial César Castro “Mesa Diária”: O Frade
Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano: Fifty Seconds
Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano: Essencial
Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano: Filipe Carvalho
Prémio Especial Delta – Chefe de Pastelaria do Ano: Diogo Lopes (Four Seasons Ritz Hotel)
Prémio Maria José Macedo – Produtor/Fornecedor do Ano: Bísaro – Salsicharia Tradicional
Prémio Especial Cutipol Carreira – Joaquim Koerper
Prémio Especial S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção do Ano – André Figuinha
Prémio Especial Serviço de Sala do Ano – Fifty Seconds

 

Os Top 10 restaurantes de 2019:

1º – Feitoria
2º – Ocean
3º – Belcanto
4º – Prado
5º – Fifty Seconds
6º – Epur
7º – Euskalduna
8º – Alma
9º – Loco
10 º – The Yeatman

Os 10 chefs preferidos 2019:

1º – João Rodrigues (Feitoria / Altis Belém)
2º – José Avillez (Belcanto)
3º – Hans Neuner (Ocean)
4º – António Galapito (Prado)
5º – Vincent Farges (Epur)
6º – Vasco Coelho Santos (Euskalduna)
7º – Alexandre Silva (Loco)
8º – Henrique Sá Pessoa (Alma)
9º – Dieter Koschina (Vila Joya)
10 º – Filipe Carvalho (Fifty Seconds)