Portugueses galardoados nos prémios mundiais de design de embalagem

A Omdesign e Rita Rivotti – Wine Branding & Design receberam dois prémios de «Ouro» nos Pentawards 2018, prémios mundiais mais prestigiados dedicados exclusivamente ao design de embalagens. O Studio Eduardo Aires foi também premiado com a «Prata» por dois projetos diferentes.

A agência portuguesa de design e publicidade Omdesign, fundada em 1998, venceu o «Ouro» na categoria «Self Promotion» dos Pentawards 2018, pelo packaging «Omdesign 2017» inspirado no tema dos incêndios de 2017. A cerimónia anual dos Pentawards decorreu no Solomon R. Guggenheim Museum, em Nova Iorque.
Rita Rivotti – Wine Branding & Design venceu o «Ouro» na categoria «Beverages – Wines» com a imagem dos vinhos «Lés-a-Lés». Esta foi a quinta vez que a fundadora da agência de design especializada na criação de marcas de vinhos e embalagens premium, é reconhecida com a distinção do concurso Pentawards.

Quanto à «Prata», o Studio Eduardo Aires, que colabora com a Claus Porto, foi premiado pelo trabalho desenvolvido na imagem da coleção de cuidados masculinos Musgo Real. A imagem clássica da coleção recebeu um pentaward na categoria «Luxury – Make-up, body care, beautyproducts». «Não sendo o que nos move, os prémios são inevitavelmente momentos de confirmação e celebração», referiu Eduardo Aires à saída da cerimónia.

Para além do prémio relativo à coleção Musgo Real, Eduardo recebeu outro prémio pelo seu trabalho com o vinho do Porto. A equipa recebeu um Pentaward de prata na categoria «Luxury – Fine Wines and Champagne» pelo trabalho desenvolvido para a embalagem do vinho do Porto comemorativo do 325.º aniversário da Taylor’s.

Esta não é a primeira vez que Aires e a sua equipa são premiados pelo projeto desenvolvido na coleção Musgo Real. No ano passado, receberam a medalha de prata nos European Design Awards, assim como o prémio Graphis Gold da editora norte-americana Graphis.

Criada em 2007, a Pentawards é uma competição internacional dedicada ao design de embalagem que tem como objetivo a promoção da atividade e dos seus criadores. O juri anual é composto por 12 designers e diretores de embalagem de grandes empresas. Os vencedores são escolhidos em função da pertinência criativa e da relevância comercial dos trabalhos apresentados, recebendo prémios em cinco escalões: bronze, prata, ouro, platina e diamante.