Melhor chef do mundo já foi futebolista

De jogador de futebol a melhor chef 2019, Björn Frantzén (DR)

Não há portugueses entre os melhores chefs do mundo. Na lista dos cem do The Best Chef Awards, liderada pelo sueco Björn Frantzén, estão dois espanhóis com restaurantes em Lisboa. Um deles, em 17º lugar, Eneko Atxa, o basco recém-chegado

Numa lista de cem chefs de todo o mundo, não figura nenhum português. Dos cem, oito são mulheres, no topo, o sueco Björn Frantzén, do restaurante Frantzén. O pódio de chefs, segundo os The Best Chef Awards 2019 fica completo com dois espanhóis: Joan Roca e David Muñoz. Entre a centena de profissionais de gastronomia distinguidos, há dois chefs espanhóis com restaurante em Lisboa: Eneko Atxa, em 17º (vai abrir no antigo Alcântara-Café a 1 de outubro, traz cinco estrelas Michelin de três restaurantes no seu país Natal) e Martin Berasategui, no 74º lugar (lidera o 50 Seconds, em Lisboa, e tem um palmarés de dez estrelas Michelin em cinco unidades).

Na última edição deste prémio que surgiu em 2015, Björn Frantzén ficara em quarto lugar. O consagrado deste ano tem 42 anos e foi jogador de futebol (jogou nos juniores do AIK, mas deixou a carreira devido a problemas de saúde congénitos). O seu restaurante Frantzén em Estocolmo tem três estrelas Michelin.

Eneko Atxa, Chef basco que já ganhou três estrelas Michelin e que vai abrir um restaurante em Lisboa (Gonçalo Villaverde /Global Imagens)

Os resultados foram anunciados numa cerimónia de Gala na Universidade de Barcelona, em Espanha. A lista de 2019 inclui chefs de 24 países de todas as partes do mundo, e protagoniza 15 novos nomes. O projeto catalão Disfrutar de Mateu Casañas, Oriol Castro e Eduard Xatruch •conquistou o prémio The Best Chef City Gourmet e ainda o prémio para nova entrada mais alta no ranking. The Best Chef Rising Star foi para Pía León do Kjolle em Lima, Peru. The Best Chef Pastry foi para Jordi Roca do restaurante El Cellar de Can Roca em Girona, Espanha.

Os Prémios The Best Chef são um novo conceito que nasceu em 2015 que apresenta o mundo da alta gastronomia através de uma plataforma de marketing digital e social com mais de 1,2 milhões de seguidores.