O novo braço-direito: José Mourinho leva adjunto português para o Tottenham

José Mourinho tem novo adjunto português que chega do Lille
José Mourinho no Tottenham

João Sacramento, de 30 anos, é o novo braço direito de José Mourinho, que esta quarta-feira assumiu o comando técnico do Tottenham. Trata-se de um técnico português que desempenhava as funções de adjunto há cerca de quatro anos no Lille.

José Mourinho Tottenham

Nascido em Barcelos, João Sacramento nunca trabalhou em Portugal, tendo tirado o curso de treinador no País de Gales, com passagens pelo Cardiff City (sub-15) e o Trefonen FC sempre como assistente, até que em 2013 foi convidado por Luís Campos, então diretor desportivo do Mónaco, para desempenhar as funções de observador, primeiro de Claudio Ranieri e depois de Leonardo Jardim.

José Mourinho tem novo adjunto português que chega do Lille
João Sacramento (Foto Twitter)

Em 2017 seguiu para o Lille também com Luís Campos, onde foi assistente do argentino Marcelo Bielsa. João Sacramento chegou mesmo a orientar seis jogos da equipa francesa, por causa de uma viajem não autorizada de Bielsa ao Chile, que acabou por ditar a sua saída do cargo.

Além de Sacramento, que vai assim ocupar o lugar de Rui Faria, atualmente a treinar um clube do Qatar, Mourinho recrutou ainda no Lille o treinador de guarda-redes Nuno Santos, que irá substituir Silvino Louro, que de acordo com a imprensa inglesa, não irá continuar a fazer parte da equipa técnica de Mourinho.

https://twitter.com/SpursOfficial/status/1197114951036555264

Os restantes elementos do staff são o português Ricardo Formosinho (observador), o italiano Giovanni Cerra (analista) e o colombiano Carlos Lalin Novoa (preparador físico), que já trabalhavam com José Mourinho no Manchester United.

José Mourinho assinou contrato com o clube londrino até 2023 e vai ganhar quase o dobro do que auferia o seu antecessor. De acordo com a imprensa inglesa, o técnico português vai auferir por época qualquer coisa como 17,5 milhões de euros, um salário ao nível do que ganham os treinadores mais bem pagos do mundo.

A missão de Mourinho é reerguer o Tottenham, que apesar de finalista vencido na edição da Liga Dos Campeões da época passada, esta temporada ocupa um modesto 14.º lugar na liga inglesa. E por isso em Inglaterra já apontam alvos no mercado para janeiro.

Um dos alvos é precisamente Bruno Fernandes, médio do Sporting que no verão chegou a estar nas cogitações do Tottenham, mas a proposta não agradou à SAD leonina e o jogador acabou por permanecer em Alvalade. Outros nomes apontados como possíveis reforços dos spurs são o avançado argentino Paulo Dybala (Juventus), o defesa Kalidou Koulibaly (Nápoles), o médio Declan Rice, de apenas 20 anos (West Ham) e o lateral direito Youcef Atal, argelino que atua no Nice.