Estas são as marcas mais valiosas do mundo

As gigantes tecnológicas Apple, Google e Amazon ocupam o pódio do relatório ‘Best Global Brands’. No mercado automóvel o destaque vai para as alemãs Mercedes-Benz e BMW. Já na moda, destacam-se a Gucci e Louis Vuitton como empresas que registaram um crescimento global mais rápido no último ano.

As empresas de tecnologia Apple, Google e Amazon são as três marcas mais valiosas do mundo, segundo o relatório ‘Best Global Brands’ divulgado pela consultora global Interbrand. Para a empresa norte-americana fundada por Steve Jobs não é só mais um ano na liderança: a Apple tornou-se na primeira marca avaliada acima dos 200 mil milhões de dólares, um crescimento de 16% em comparação com o ano anterior (clique na imagem no topo do texto e percorra a galeria para ficar a conhecer as 20 marcas mais valiosas do mundo).

No setor automóvel, as marcas alemãs Mercedes-Benz e BMW são as mais valiosas do mundo, enquanto na moda a Gucci e Louis Vuitton estão entre as empresas com crescimento global mais rápido.

“É surpreendente. Mostra a capacidade que o luxo tem tido para se aproximar de diversas gerações e culturas. O luxo é um espaço de excelência, seja na moda ou na joalharia. A força da Louis Vuitton [marca de luxo mais valiosa do mundo] é visível através de tudo o que fazem”, explicou Rebecca Robins, chefe global de aprendizagem e cultura da Interbrand, ao site Harper’s Bazaar.

Neste ranking feito com base no desempenho financeiro, capacidade de influenciar gastos do consumidor e força competitiva de cada marca, o setor do luxo foi o que mais cresceu e a área da moda foi a grande responsável. Um resultado conseguido através da aposta no mercado chinês e noutras economias em desenvolvimento que, através do marketing digital, têm atraído um público mais jovem.

Portojóia acolheu 165 expositores de marcas consagradas e jovens designers