Portugal foi palco de apresentação exclusiva da BMW

O Autódromo do Estoril recebeu centenas de jornalistas para testar o novo Série 8.

Portugal voltou a ser o palco de mais uma apresentação mundial da BMW. Desta feita, um dos modelos topo de gama a ser apresentado foi o Série 8, versão Coupé. O carro desportivo tem ainda uma variante Cabrio que a DN Ócio pôde espreitar numa sala super secreta, no autódromo do Estoril. É esta versão exclusiva que tambée lhe damos a conhecer – no final do texto.

Texto de Patrícia Tadeia

Foram mais de cem os jornalistas de todo o mundo que por estes dias viajaram até Portugal para conduzir os modelos Série 8 e Z4 da BMW. Os dois modelos topo de gama da marca «desfilaram» – a alta velocidade pelo Autódromo do Estoril, e a velocidades legais pelas estradas portuguesas.

«Convidámos 120 jornalistas de diferentes países, de mais de 25 mercados diferentes. Desde a Alemanha à Austrália, Japão, Áustria, países nórdicos, África do sul, Estados Unidos…», acrescenta Cypselus von Frankenberg, corporate communications da BMW.

Ao longo de vários dias e com sede no Penha Longa Resort, em Sintra, o evento proporcionou várias experiências aos jornalistas, dependendo do modelo em questão. Comecemos então pelo Z4. «É um carro desportivo, um roadster. Na BMW temos uma longa tradição destes modelos, então decidimos oferecer agora um novo. A versão anterior datava do fim de 2016, e decidimos que estava na hora de oferecer aos clientes um novo. Temos tido muitas opiniões positivas. É um verdadeiro carro desportivo, com um motor potente, agressivo, podemos conduzi-lo na pista, apesar de ser um roadster, mas é também um carro para o domingo a tarde, para passear. É uma boa combinação», explica Cypselus.

Os jornalistas puderam testar o Z4 – que será lançado apenas em março de 2019 – pelas estradas de Cascais e Sintra, mas também até à Arrábida e Setúbal. Além disso, a BMW disponibilizou ainda duas «estrelas», o Z8 e o Z3: dois carros que foram usados em dois filmes do mais conhecido espião, James Bond.

«Portugal tem boas condições para a apresentação, há sempre sol, a luz é tão bonita para as fotos e vídeos, pode conduzir-se pela costa, junto à praia, encaixa perfeitamente com o que pretendemos», diz ainda o responsável alemão. João Trincheiras, Corporate Communications Manager da BMW confirma: «Tem sido uma constante recebermos cá apresentações internacionais. Nos últimos anos temos vindo a apresentar cada vez mais carros em Portugal. Tem a ver com a hospitalidade do povo português, com o facto de termos condições excelentes não só climatéricas, mas de estradas, restaurantes e hotéis, e um preço competitivo face a outras opções na Europa. Apresentamos sempre os carros com grande potência, como é o caso do Série 8, perto de um autódromo, para dar a possibilidade aos jornalistas de testarem o carro sem ter problemas limites de velocidade.»

Cypselus continua: «Além disso, os jornalistas têm feito excelentes críticas da comida e do vinho. O bom feedback não é só nos carros, mas também na comida. É sempre um bom argumento para vir cá.»

«Apresentamos sempre os carros com grande potência, como é o caso do Série 8, perto de um autódromo.»

No total, foram sete os grupos que passaram por Portugal para a apresentação dos dois carros, que não podem ser comparáveis. «São ambos desportivos. Um é Coupé e o outro roadster. Pertencem inclusive a diferentes classes, têm diferentes preços», explica Martin Schleypen, corporate communications da BMW.

No caso do Série 8 – que fica disponível no mercado este mês – os preços são superiores. Rondam os 130 mil euros a gasóleo e os 148 mil euros a gasolina. E João Trincheiras garante que já há interessados: «Já houve procura, há concessionários que já têm clientes interessados em Portugal.» «Estes carros topo de gama são muito importantes para a marca, para a posicionar como marca de sonho. São carros aspiracionais. Criam uma mística em torno da marca», diz.

E por falar em mística, aquando da passagem pelo Autódromo do Estoril, a DN Ócio pode ainda conhecer, numa sala secreta, a versão Cabrio do Série 8. O telemóvel – principalmente a máquina fotográfica deste – teve de ficar à porta. Ficou curioso? As imagens são agora divulgadas.