O som da Califórnia ao volante de um coupé

A carregar vídeo...

Quando viajamos para os Estados Unidos da América, uma das coisas mais marcantes é o som produzido pelos motores com oito cilindros em V, que equipam muitos dos automóveis que por lá circulam.

Textos, fotografias e vídeos de Fernando Marques

Foi essa a sensação que tive sempre que pus a trabalhar o M850i xDrive Coupé, de ter acabado de chegar a São Francisco, onde, como no resto da América do Norte, os motores V8 são os reis da estrada.

A sonoridade do oito cilindros em V que equipa este M850i não é, no entanto, tão crua, sendo parte dela produzida pelo sistema de som e pelos dois turbos.

Este automóvel é um grande coupé extremamente confortável, que se sente bem a devorar quilómetros, especialmente, em auto estrada. É, geralmente, muito bem comportado, mudando de caráter apenas quando escolhemos o modo sport+.

Só assim mostra alguns dos truques que tem escondidos na manga: a direção e a suspensão ficam mais duras e os escapes parecem máquinas de fazer pipocas a cada redução de caixa.

O conforto a bordo é irrepreensível, pelo menos, para o condutor e um acompanhante já que o espaço disponível nos bancos traseiros dará à justa para duas crianças.

Assim já apetece irmos para uma estrada com curvas, onde o comportamento deste GT (não sendo igual ao de um puro desportivo, pois as suas quase duas toneladas são reais) é bastante convincente. Os 530 cv que o 4.400cc do V8 sobrealimentado com dois turbos impulsionam-nos até aos 100 km/h em 3,7 segundos, o suficiente para ficarmos colados ao banco durante algum tempo. Tem um efeito imediato no nível de combustível que está no depósito com médias de consumo a rondar os 26 litros aos 100 km.

O conforto a bordo é irrepreensível, pelo menos, para o condutor e um acompanhante já que o espaço disponível nos bancos traseiros dará à justa para duas crianças. Parece que estamos dentro de uma nave espacial, mas muito sóbria com o mostrador e o ecrã de 12 e 10 polegadas a partilharem o destaque com a pouco consensual manete seletora em vidro. O ecrã multimédia é tátil, mas podemos nem lhe tocar, pois é possível controlar o sistema gesticulando à sua frente.

Não ficámos fãs da tecnologia, continuando a preferir utilizar a bem mais funcional roda idrive. O M850i é um excelente automóvel, no entanto, a BMW decidiu lançar um verdadeiro M com mais 70 cv, deixando o M850i num lugar estranho por causa do preço. É certo que ainda são mais uns milhares de euros, mas quem estiver decidido a ter o “topo de gama” da marca, certamente, que olhará muito seriamente para o M8.

Ficha técnica:
Preço: a partir de 156 mil euros unidade ensaiada 183.180 euros

Motor: V 8 com 4.395 cc
Potência: 530 cv
Caixa: Steptronic de 8 velocidades
Aceleração: 3,7 s 0-100 km/h
Velocidade máxima: 250 km/h limitados eletronicamente