Novo Volvo XC 60. Mais evolução do que revolução

O que deve um construtor automóvel fazer quando chega a hora de atualizar um modelo que é, simultaneamente, o líder do segmento na Europa e o modelo da marca que mais vende no mundo? Não inventar muito, diriam os mais cautelosos.

Texto e fotografias de Fernando Marques

No entanto, a Volvo – seguindo o caminho da remodelação iniciada com o XC 90 – inventou um novo XC 60 com as mesmas soluções tecnológicas e estéticas, mas num tamanho mais compacto que lhe confere um aspeto mais dinâmico. Assim, ambos partilham a plataforma (SPA – Scalable Product Architecture), que também se estende aos restantes modelos das gamas 60, 90 e ainda ao elétrico Polestar.

O design exterior, sendo mais uma evolução do que uma revolução, é confortavelmente familiar ao partilhar os faróis dianteiros, cujas luzes diurnas evocam o martelo de Thor, bem como os farolins traseiros a assemelharem-se a um L.

O sistema de condução semi-autónoma com assistente de trânsito (Pilot Assist), que deteta automóveis, pessoas e animais, bem como o aviso de ângulo morto, é um extra opcional no XC 60.

A vida a bordo do XC 60 é um descanso. A escolha de materiais e a montagem são irrepreensíveis, apetecendo tocar em tudo e há espaço para cinco adultos viajarem confortavelmente, bem como as malas e outros objetos, que cabem com facilidade nos 505 litros disponibilizados pela bagageira.

Dinamicamente, a versão que testámos com 190 cv produzidos pelo motor com 1.969 cc, não impressiona pelas prestações. Ainda assim, tratando-se de um SUV com quase duas toneladas e meia, é incrível a sua desenvoltura no meio do trânsito e a rapidez com que chegamos à velocidade de cruzeiro em auto-estrada, com a caixa Geartronic de oito velocidades a demonstrar um desempenho notável.

A vida a bordo do XC 60 é um descanso. A escolha de materiais e a montagem são irrepreensíveis, apetecendo tocar em tudo e há espaço para cinco adultos viajarem confortavelmente.

Na consola praticamente despida de comandos físicos, salta à vista o ecrã tátil de 10”, que disposto ao alto, parece um tablet, onde se controlam quase todas as funções do veículo e se acede ao infoentretenimento, navegação bem como à conectividade, que pode ser Android Auto ou Apple Car Play.

Como nas viagens longas os miúdos se aborrecem facilmente, o wi-fi a bordo é uma ajuda preciosa para os manter entretidos. Já os adultos podem relaxar a ouvir as suas músicas favoritas no sistema de som da Harman Kardon, que com 600 W e 14 colunas rivalizam com muitos sistemas de alta fidelidade.

Este modelo tem um ecrã tátil de 10”, que disposto ao alto, parece um tablet, onde se controlam quase todas as funções do veículo

Tratando-se de um automóvel Volvo é impossível não falarmos sobre sistemas de segurança e o XC 60 vem carregado deles: é possível curvar em auto-estrada, mantendo-se na sua faixa de rodagem e desviar-se de um obstáculo na eminência de uma colisão a velocidades entre os 50 e 100 km/h. Tudo de forma autónoma. Felizmente, o seu funcionamento é discreto e só mesmo em apuros daremos conta da sua existência.

A Volvo, marca que introduziu os cintos de segurança com três pontos de fixação em 1959, de série nos seus automóveis, continua a sua aposta na segurança com este modelo.

O sistema de condução semi-autónoma com assistente de trânsito (Pilot Assist), que deteta automóveis, pessoas e animais, bem como o aviso de ângulo morto, é um extra opcional no XC 60.

A Volvo, marca que introduziu os cintos de segurança com três pontos de fixação em 1959, de série nos seus automóveis, continua a sua aposta na segurança com este modelo. Os testes independentes não enganam e o XC 60 é um dos automóveis mais seguros do mercado.

Ficha técnica
Preço da viatura ensaiada: 77.797€
Motor: Diesel 4 cilindros em linha com 1969 cc
Potência: 190 cv
Nível de Equipamento: R-Design
Caixa de Velocidades: Geartronic 8v
Cor: Vermelho Fusion (959€)
Estofos: Couro Napa Perfurada comfort carvão (2.214€)
Jantes: Liga leve 21” 255/40 R21 (2.030€)

Packs
Varsatility Pro: 726€
Xenium Pro: 3.247€
Light: 1.119€
Media & Sound: 984€
Park Assist: 677€
Opcionais
Banco elétrico para passageiro: 461€
Apoio lateral regulável eletricamente: 221€
Banco do passageiro com memória: 92€
Bliss: 584€