
O que deve um construtor automóvel fazer quando chega a hora de atualizar um modelo que é, simultaneamente, o líder do segmento na Europa e o modelo da marca que mais vende no mundo? Não inventar muito, diriam os mais cautelosos.
Texto e fotografias de Fernando Marques
No entanto, a Volvo – seguindo o caminho da remodelação iniciada com o XC 90 – inventou um novo XC 60 com as mesmas soluções tecnológicas e estéticas, mas num tamanho mais compacto que lhe confere um aspeto mais dinâmico. Assim, ambos partilham a plataforma (SPA – Scalable Product Architecture), que também se estende aos restantes modelos das gamas 60, 90 e ainda ao elétrico Polestar.
O design exterior, sendo mais uma evolução do que uma revolução, é confortavelmente familiar ao partilhar os faróis dianteiros, cujas luzes diurnas evocam o martelo de Thor, bem como os farolins traseiros a assemelharem-se a um L.

A vida a bordo do XC 60 é um descanso. A escolha de materiais e a montagem são irrepreensíveis, apetecendo tocar em tudo e há espaço para cinco adultos viajarem confortavelmente, bem como as malas e outros objetos, que cabem com facilidade nos 505 litros disponibilizados pela bagageira.
Dinamicamente, a versão que testámos com 190 cv produzidos pelo motor com 1.969 cc, não impressiona pelas prestações. Ainda assim, tratando-se de um SUV com quase duas toneladas e meia, é incrível a sua desenvoltura no meio do trânsito e a rapidez com que chegamos à velocidade de cruzeiro em auto-estrada, com a caixa Geartronic de oito velocidades a demonstrar um desempenho notável.

Na consola praticamente despida de comandos físicos, salta à vista o ecrã tátil de 10”, que disposto ao alto, parece um tablet, onde se controlam quase todas as funções do veículo e se acede ao infoentretenimento, navegação bem como à conectividade, que pode ser Android Auto ou Apple Car Play.
Como nas viagens longas os miúdos se aborrecem facilmente, o wi-fi a bordo é uma ajuda preciosa para os manter entretidos. Já os adultos podem relaxar a ouvir as suas músicas favoritas no sistema de som da Harman Kardon, que com 600 W e 14 colunas rivalizam com muitos sistemas de alta fidelidade.

Tratando-se de um automóvel Volvo é impossível não falarmos sobre sistemas de segurança e o XC 60 vem carregado deles: é possível curvar em auto-estrada, mantendo-se na sua faixa de rodagem e desviar-se de um obstáculo na eminência de uma colisão a velocidades entre os 50 e 100 km/h. Tudo de forma autónoma. Felizmente, o seu funcionamento é discreto e só mesmo em apuros daremos conta da sua existência.

O sistema de condução semi-autónoma com assistente de trânsito (Pilot Assist), que deteta automóveis, pessoas e animais, bem como o aviso de ângulo morto, é um extra opcional no XC 60.
A Volvo, marca que introduziu os cintos de segurança com três pontos de fixação em 1959, de série nos seus automóveis, continua a sua aposta na segurança com este modelo. Os testes independentes não enganam e o XC 60 é um dos automóveis mais seguros do mercado.
Ficha técnica
Preço da viatura ensaiada: 77.797€
Motor: Diesel 4 cilindros em linha com 1969 cc
Potência: 190 cv
Nível de Equipamento: R-Design
Caixa de Velocidades: Geartronic 8v
Cor: Vermelho Fusion (959€)
Estofos: Couro Napa Perfurada comfort carvão (2.214€)
Jantes: Liga leve 21” 255/40 R21 (2.030€)
Packs
Varsatility Pro: 726€
Xenium Pro: 3.247€
Light: 1.119€
Media & Sound: 984€
Park Assist: 677€
Opcionais
Banco elétrico para passageiro: 461€
Apoio lateral regulável eletricamente: 221€
Banco do passageiro com memória: 92€
Bliss: 584€