Mercedes-Benz revelou novo SUV elétrico EQC

Depois de a Mercedes-Benz ter apresentado pela primeira vez o EQC – o novo elétrico alimentado por baterias da marca – no Paris Motor Show 2016, chegou a vez de o conhecermos melhor. O lançamento decorreu em Estocolmo, na Me Convention. Mas a produção do veículo só começa no próximo ano.

O EQC é o Mercedes-Benz entre os veículos elétricos, com dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro com uma potência combinada de 300 kW (408cv). Uma estratégia operacional sofisticada permite um alcance elétrico de mais de 450 km de acordo com o NEDC (dados provisórios).

«Como o primeiro modelo da Mercedes-Benz sob a tecnologia da marca EQ, o Mercedes-Benz EQC tem muitos detalhes de design pioneiro e destaques de cor típicos da marca. Quer no interior, quer no exterior, o EQC incorpora o idioma de design do luxo progressivo, que se verifica pela combinação da beleza, de elementos digitais e analógicos, bem como a fusão perfeita de design intuitivo e físico», informa a marca em nota de imprensa.

Em virtude das suas proporções, o EQC é classificado como um SUV. A linha de tejadilho alargada e o layout das janelas com uma cintura baixa e a traseira coupé posicionam o EQC entre um SUV e um SUV coupé.

Uma característica marcante na frente é a grande superfície do painel negro que envolve os faróis e a grelha. O interior caracteriza-se por um visual eletrónico. Um exemplo é o painel de instrumentos, que se assemelha às nervuras de refrigeração de um amplificador hi-fi. O painel de instrumentos é projetado como um cockpit orientado para o condutor. Um dos principais destaques visuais do cockpit são as saídas de ar planas com abas coloridas em rosé-dourado.

O EQC apresenta ainda um novo desenvolvimento de sistema de tração com transmissões elétricas compactas em cada eixo. O motor elétrico frontal é otimizado para a melhor eficiência possível no intervalo de carga média a baixa, enquanto o traseiro determina o dinamismo. Juntos, geram uma potência de 300 kW (408cv) e um máximo de 765 Nm.

A bateria de iões de lítio, com 80 kWh (NEDC), fornece energia ao veículo. O EQC admite cinco programas de condução, cada um com características diferentes: COMFORT, ECO, MAX RANGE, SPORT e ainda um programa adaptável individualmente. Nos modos de condução mais económicos, o EQC estimula o motorista a economizar energia. O condutor também é capaz de influenciar o nível de recuperação usando os comandos do volante.

O sistema ECO Assist oferece ajuda ao condutor por exemplo, alertando quando é apropriado desacelerar (porque o veículo se aproxima do limite de velocidade), apresentando dados de navegação, reconhecimento de sinais de trânsito e informações dos assistentes de segurança inteligentes (radares e câmaras).

Como padrão, o EQC é equipado com um carregador a bordo (OBC) refrigerado a água com capacidade de 7,4 kW, tornando-o adequado para carregamento em casa ou em estações de recarga públicas.

A produção do EQC começará em 2019 na fábrica da Mercedes-Benz em Bremen. O novo EQC será integrado à produção em série contínua como um veículo totalmente elétrico.