BMW Série 3 Touring: familiar com pitada de adrenalina

A sexta geração do Série 3 Touring da BMW promete continuar a surpreender, mas subtilmente. O automóvel está maior e mesmo que não ser perceba por fora, é por dentro, qual caixa de boas surpresas, que se nota a diferença e, há que dizer, a evolução.

Texto Filipe Gil

É um automóvel familiar. E é um desportivo. Dúvidas existam para que ambos os conceitos não viverem dentro do mesmo habitáculo, e este Série 320d Touring tira as dúvidas aos mais céticos. Basta conduzirmos este automóvel uns largos minutos para perceber que na pele de um touring familiar está uma essência mais desportiva. Exatamente para quem precisa de espaço para a família mas não desistiu do prazer de alguma adrenalina na condução.


O design exterior, mesmo com algumas mudanças mais em pormenores do que no aspeto geral (a nível da grelha, uma das maiores da gama, e do design dos faróis), mostram as linhas habituais que a marca da Baviera nos habituou.

Mas antes de falar no experiência do teste ao Série 3 Touring há que recordar que o Série 3 Touring foi lançado há quase 33 anos. Esta é a sexta geração – lançada no final de 2019 – e conta com mais de 1,7 milhões de veículos construídos.

Mas vamos ao que interessa. Dentro do habitáculo o conforto é uma constante. Notório em viagens mais curtas, comprovado após algumas horas ao volante. Não só para o condutor mas para os passageiros, talvez para isso conte o crescimento do chassis que foi buscar 25% de mais espaço no total. A condução é a de um desportivo, mas sem grandes exageros, o novo BMW Série 3 Touring tem um baixo centro de gravidade e distribuição de peso e uma aerodinâmica otimizada que reduziu o seu coeficiente de arrasto 0,27.

O comportamento em curva é excecional e e nas retas relembra-nos que há ali um desportivo vestido de fato e gravata, nos cerca de 200 quilómetros que fizemos ao volante os consumos pareceram-nos justos. Mais elevados quando se pesa no acelerador, normais para um comportamento em estrada.

Resumindo, dentro do seu segmento é uma oferta bastante interessante, com um nível de preço razoável se os extras não foram um exagero. No final, quando fechamos a porta deste novo Série 3 ficamos com a sensação de que mesmo a conduzir nas situações mais rotineiras conseguimos tirar algum prazer. E isso já é muito.

O BMW Série 320d Touring tem um preço a partir de 46.660€