Workshops de alimentação saudável e compras personalizadas

«Todas as boas histórias começam à volta de uma mesa!» E foi à volta de uma mesa – de Natal – que ficámos a conhecer a Iara Kitchen, um espaço da nutricionista Iara Rodrigues onde irá acontecer workshops de alimentação saudável e aconselhamento de «personal shopping».

Texto de Patrícia Tadeia | Fotografias de Rui Valido

Os pais, diplomatas a viver na África do Sul, chamaram-lhe Iara, inspirados numa novela latina. Foi só aos dois anos que veio para Portugal e para ficar. Embora não seja portuguesa, sente o país e os produtos nacionais como seus. A paixão pela nutrição moldou-lhe a vida. Estudou no Porto, mas foi o estágio no Hospital Santa Maria que a fez pensar sobre o tema. «Via todos os dias pessoas com obesidade mórbida. Havia uma enorme tristeza e vazio naquelas pessoas, que estavam reféns da comida. E eu pensava que tinha de haver muito mais do que isso. Por que comiam aquelas pessoas além do normal? A comida dava-lhes prazer porque era a forma que sabiam comer. Por isso sempre achei que nutrição tinha de estar associada à psicologia e coaching», começa por contar Iara Rodrigues.

Há dois anos abriu o consultório, mas sempre com a ideia de que aquele fosse um espaço de bem-estar, e não só uma sala de consultas. Além do espaço de psicologia, coaching e massagens, é agora, com o filho Diogo de três meses em casa, que vê concretizado um sonho antigo: a inauguração da Iara Kitchen, um espaço onde vai receber pacientes, clientes, convidados e ministrar workshops de alimentação saudável. O objetivo? Pôr a mão na massa, ou melhor, na quinoa, no húmus, na granola ou no pão sem glúten.

«A ideia é que toda a gente perceba que a alimentação saudável não é de todo o cozido e o grelhado, o desenxabido, é poder comer com os olhos. Aqui provamos que uma alimentação saudável e equilibrada pode existir para o resto da vida. É possível termos uma mesa de Natal, um brunch, que é saudável», começou por explicar Iara Rodrigues, nutricionista há 10 anos.

E foi isso que encontrámos em Paço de Arcos. Uma mesa de Natal recheada de panquecas, que são cada vez mais uma alternativa ao pão, e que servem para combater o desconforto intestinal, ovos, acepipes – palitos de cenoura ou pepino – e húmus (pasta de grão), sumos de fruta e legumes – a que Iara chama de Sumos Funcionais -, pão sem glúten, granola, queijo fresco, salmão fumado, pequenas trufas (barras energéticas).

«Imaginemos o dia 25 de dezembro, muitas vezes acordamos e apetece-nos fazer uma refeição assim não exagerada, incluir filhos na preparação dos alimentos, temos aqui várias opções», referiu ainda. E são estas e outras receitas que Iara, a também nutricionista Inês Soares, e outros convidados, vão ensinar nos workshops que terão lugar nesta cozinha.

Iara e Inês disponibilizam o serviço de «personal shopper». Durante três horas acompanham o cliente na compra de comida em supermercados.

«Eu e a Inês sentimos que há essa dificuldade, as pessoas surgem desorientadas aqui na clínica. E sou nutricionista mas sempre pensei incluir a psicologia, o coaching, e é isso que temos aqui. Porque muitas vezes os problemas, o que está por trás não é a comida, mas o escape está sim na comida. Além disso, temos ainda osteopatia e a parte da estética, as massagens, drenagens, que também ajudam ao ego e trazem resultados», acrescenta.

E continua: «Há mais alimentos saudáveis do que não saudáveis, mas muitas vezes a tendência das pessoas é ir ao que é mais fácil e que já está feito.» E para ajudar nessa busca e orientação Iara e Inês disponibilizam o serviço de «personal shopper»: «Por vezes, as pessoas têm dificuldade no supermercado, a identificar rótulos, a comparar produtos. Este é um serviço personalizado, em que ajudamos a pessoa a identificar, por exemplo, se um peixe está fresco ou não, a perceber quais são os alimentos da época… Durante três horas, acompanhamos a pessoa e ela fica munida para a vida daquelas ferramentas.»