Um hotel-boutique de luxo sobre o rio Amazonas

Em território peruano, nas águas menos viajadas do rio Amazonas, há um navio que se confunde com a paisagem e leva os viajantes à selva profunda. Uma aventura de luxo.

Texto de Cláudia S. Carvalho

O Peru está certamente na lista das viagens «pelo menos uma vez na vida» de quem gosta de viajar. Se a isso juntarmos o rio Amazonas e um cruzeiro de luxo com apenas 40 pessoas, então esta transforma-se numa experiência que poucos terão o luxo de fazer.

Foi tudo isto, e mais, que levou Galli Zugaro a fundar a Aqua Experiences em 2007. Começou precisamente pelo país onde nasce o Amazonas e provavelmente a parte menos explorada deste imenso rio. A primeira embarcação, feita à medida, era a única do género a navegar aquelas águas e o sucesso permitiu encomendar uma segunda, atualmente em operação.

O Aria Amazon é um hotel boutique de luxo, que por acaso é também um navio de cruzeiro, onde não falta privacidade, conforto e sofisticação. Os programas de viagem refletem isso também e foram desenhados para dar a conhecer uma região pouco explorada, tendo como ponto de partida a remota cidade de Iquitos, levando os viajantes a descobrir a nascente do Amazonas, na reserva de Pacaya Samiria.

Guias com formação em biologia levam pequenos grupos (máximo de oito) nestas descobertas, em pequenas embarcações, ao longo dos afluentes do Amazonas, para ver de perto golfinhos cor-de-rosa, piranhas, macacos capuchinhos, preguiças escondidas nas copas das árvores ou tucanos e araras cujos voos surpreendem os distraídos.

E porque para viajar são precisos os cinco sentidos, a cozinha a bordo do Aria Amazon conta com a consultoria do Chef Pedro Miguel Schiaffino, responsável por dois dos melhores restaurantes de Lima, o Malabar e o Amaz

Todos os dias, no fim de cada aventura (pode ser também um passeio de caiaque, de bicicleta ou uma saída para pescar) regressa-se ao conforto de uma das generosas 16 suites, salas de estar e até um jacuzzi com vista para o rio para ajudar a recuperar energias.

E porque para viajar são precisos os cinco sentidos, a cozinha a bordo do Aria Amazon conta com a consultoria do Chef Pedro Miguel Schiaffino, responsável por dois dos melhores restaurantes de Lima, o Malabar e o Amaz. É reconhecido como um dos grandes defensores da cozinha e dos produtos da Amazónia. Que mais se pode pedir.

 

Aqua Experiences
Cruzeiros de 3, 4 ou 7 noites
Preços de 3300 a 7720 euros por pessoa, em quarto duplo
Não inclui voos
www.aquaexpeditions.com
A Aqua Experiences tem também, desde 2014 percursos no Mekong, entre o Cambodia e o Vietname,