Próxima paragem: vindimas

Quinta das Murças, no Douro, oferece programas para os visitantes participarem na vindima (FOTO: Esporão)

Não se distraia com o agosto estival: as vindimas estão a começar. São várias as propostas para aproveitar esta altura especial e única do ano, em que é momento de apanhar as uvas, conhecer a histórias dos vinhos e desfrutar de um ambiente invulgar.

 

De norte a sul do país, são muitas as propostas para acompanhar as vindimas. O melhor é tratar já de marcar lugar nesta aventura. Leve energia e muita vontade de conhecer.

Adega José de Sousa
Reguengos de Monsaraz

Pela primeira vez, esta adega disponibiliza um programa de vindimas para o público, respondendo ao interesse dos muitos visitantes nacionais e estrangeiros. Há um elemento surpresa nestas visitas, que vão entrar no normal funcionamento da quinta: o visitante pode participar nas atividades que estiverem a decorrer no dia da visita. Pode ser vindimar, participar na pisa a pé ou provar o mosto. Pode contar como certa com a visita à adega e uma refeição regada com os vinhos da casa. Onde? A Adega José de Sousa localiza-se em Reguengos de Monsaraz e tem duas adegas com estilos muito distintos: a Adega dos Potes, que guarda 114 ânforas de barro, com um método de fermentação ancestral e raríssimo, e a Adega Moderna, com 44 tanques de inox com toda a tecnologia de vinificação. O programa decorre a 29 e 31 de agosto, a 5 e 7 de setembro. Custa 65 euros por pessoas (há descontos para crianças).

Herdade do Esporão
Reguengos de Monsaraz

Recebem-no no alpendre do restaurante para um café, segue-se um passeio pelas vinhas e a participação nas vindimas. Ainda antes de almoço, há tempo para visitar as caves e a adega, e provar vinhos de Talha do Esporão e Colheita. Segue-se então o almoço, preparado pelo chef Carlos Teixeira e a sua equipa. Aqui o menu 5 momentos vindimas, preparado com o produto sazonal português, é harmonizado com quatro vinhos do Esporão. O programa de vindimas na Herdade do Esporão decorre de 19 de agosto a 27 de setembro (exceto sábados e domingos). Custa 110 euros por pessoa e é limitado a um máximo de oito por dia.

Quinta Nova
Covas do Douro

Um mergulho no Douro e nas suas vinhas é a proposta da Quinta Nova da Nossa Senhora do Carmo para as vindimas. Um dia em que o visitante pode participar na apanha da uva, um almoço no Conceitus Winery Restaurant harmonizado com vinhos sugeridos pelo enólogo da casa, a prova de primeiro vinho na adega, e prova de clássicos. O programa custa 118 euros por pessoa. Reserva é necessária.

Na Quinta Nova pode conhecer a tradição por detrás dos vinhos (DR)

Quinta das Murças
Covelinhas, Peso da Régua

A 14 de setembro há um programa especial, que inclui um almoço com o enólogo da Quinta das Murças, José Luís Moreira da Silva. Este é um dia especial no programa das vindimas que a quinta duriense propõe. Começa de manhã, com participação vindima manual, seguida do almoço. Da parte da tarde, visita às caves e à adega com o enólogo, seguida da lagarada, com a pisa a pé. O dia termina com provas na adega de vários vinhos da casa. O programa é limitado a dez participantes e custa 200 euros por pessoa. Há outros programas de vindimas, a partir de 10 de setembro até ao final da vindima, que decorrem da parte da tarde e contemplam visita às caves e adega, lagarada e prova de vinhos. Custa 50 euros por pessoa. Qualquer um dos programas exige reserva antecipada e dá direito ao kit vindima: saco, t-shirt e chapéu.

Quinta da Roêda
Pinhão, Peso da Régua

Aqui é o Vinho do Porto que está a nascer – mas não só. A quinta do Porto Croft abre as suas portas aos visitantes a partir da segunda semana de setembro (ainda sem data certa). A experiência vindima inclui visita à quinta, pisa da uva e provas de vinho do Porto no lagar tradicional. Oportunidade para conhecer também o azeite virgem extra que ali se produz. O programa custa 30 euros por pessoa e é sujeito a reserva.

Quinta do Panascal
Valença do Douro

Foi uma das primeiras propriedades do Douro a receber os visitantes, em 1992. Este ano volta a fazê-lo, proporcionando a oportunidade de assistir às vindimas e provar os Portos Fonseca. A visita à Quinta do Panascal é suportada por um áudio guia que sabe tudo sobre os recantos da quinta (10 euros por pessoa). O programa pode ser complementado com um almoço com menu típico da vindima.

A Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, estreia este ano o programa de vindimas para os visitantes