Para fazer em casa. Receitas de frango pelo chef Hermínio Costa

O chef executivo do restaurante Egoísta, Hermínio Costa, criou, em exclusivo para os leitores do DN Ócio, três receitas simples de frango para fazer em casa.

Em dias de isolamento social, por causa da pandemia da covid-19, não é fácil criar uma ementa nova todos os dias. Assim, o chef Hermínio Costa reuniu três sugestões para serem replicadas em casa: Frango assado com laranja e alecrim; Frango estufado com especiarias e Pie de Frango.

Hermínio Costa lidera o restaurante Egoísta, localizado no Casino da Póvoa do Varzim, desde 2009.

Frango Assado com Laranja e Alecrim

Ingredientes

2 Coxas de Frango
2 Dentes de alho
2 dl de vinho branco
1 Folha de louro
1 Colher de sopa de manteiga
1 Colher de sopa de azeite
1 Laranja
Alecrim
Sal, pigmenta preta, colorau qb
Batatas

Temperar as coxas de frango, com sal, vinho branco, pimenta, alho picado, louro, colorau e alecrim.

Colocar as coxas de frango numa assadeira. Sobre as coxas dispor a manteiga em pequenos pedaços o azeite, algumas rodelas de laranja e ainda um pouco de alecrim. Em volta colocar as batatas previamente descascadas. Levar ao forno a assar durante cerca de 1h a 180º.

Sugestão:
Poderá assar batata-doce em pedaços e ainda trocar a laranja por ananás, abacaxi ou ainda por um outro citrino como toranja, lima ou limão.

 

Frango Estufado com Especiarias

Ingredientes:

Frango cortado em pedaços
1 Cebola média picada
2 Dentes de alho picados
1 Fatia média de bacon ou toucinho salgado em pedaços pequenos
1 dl de vinho branco
1 Colher de sopa de azeite
Curcuma
Paprika
Gengibre fresco descascado e cortado em pequenos pedaços
Noz-moscada
Salsa
Sal

Colocar um tacho ao lume com o azeite e o bacon ou toucinho. Deixar alourar. Adicionar o alho picado e a cebola e deixar refogar lentamente até ficar bem alourado.

Adicionar o frango e deixar refogar um pouco. Seguidamente adicionar o vinho branco, e todos os restantes ingredientes. Tapar e deixar cozer lentamente – entre 50 minutos a 1 hora. Se necessário adicionar um pouco de agua quente.

Sugestões:
Ao servir poderá colocar por cima do estufado pequenas rodelas finas de gengibre cru. Servir com arroz branco, legumes salteados ou outro acompanhamento ao gosto.

 

Pie” de Frango

Para esta receita poderá usar a receita de “Frango Estufado com Especiarias” ou algumas sobras de frango cozido, ou frango que vá buscar à churrasqueira ao lado de casa…ou ainda outro tipo de sobras de carne.

Ingredientes:

Frango Estufado sem pele e sem ossos (desfiado)

Para a massa:

500 grs de farinha de trigo
2 Ovos inteiros
1 Gema de ovo
1,5 dl de água fria
230 grs de manteiga ou margarina vegetal
Sal

Numa tigela colocar farinha, a manteiga amolecida, o sal, os 2 ovos e a água. Amassar todos os ingredientes muito bem até obter uma massa lisa e homogénea.

Deixar a massa descansar durante 15 minutos no frigorífico.

Com o rolo de cozinha estender um círculo de massa e forrar a forma de tarte (de preferência com fundo amovível) com o mesmo.

Colocar o frango e cobrir com um outro círculo de massa unindo o de baixo com o de cima. Pincelar com a gema de ovo e levar ao forno a 175º durante 50 minutos.

Hermínio Costa é o chef executivo do restaurante Egoísta na Póvoa de Varzim. (Fotografia D.R.)