Ljubomir Stanisic tem novo restaurante. E fica nos Açores

Chama-se Líquen e é o novo restaurante do chef Ljubomir Stanisic. Localizado no hotel Furnas Lake Forest Living, na ilha de São Miguel nos Açores. O mote do novo restaurante é “Açores por dentro e por fora”, e pretende uma aborgam “local, saudável e sustentável”.

Texto de Filipe Gil

O novo espaço de Stanisic abre sábado, dia 13 de julho, sendo que a equipa do novo restaurante é liderada pelo chef executivo Hugo Alface. De acordo com informação veiculado pelo chef, este inspirou-se na sua ligação à terra aos produtores e produtores para criar o menu do seu novo espaço.

O novo restaurante do chef Ljubomir Stanisic fica localizado nas Furnas, na ilha de São Miguel, nos Açores.

No menu dado, a conhecer, pode encontra-se pratos que na sua maioria são elaborados com produtos locais pratos como “Operação Tentáculo”, polvo com mel e especiarias, puré de inhame, óleo de folhas de inhame. Nas carnes a “Vaca & cia.”, um tataki de vacas açorianas com ovo a baixa temperatura, salteado de cogumelos e fígados da dita, espinafres frescos do talhão do hotel. Há também pasta, feita de massa fresca com leite crú e queijo açoreano. Nas sobremesas o “Pão -de-ló da Gorreana”, banana flamejada com aguardente de cana açoriana, espuma de hortelã. E o “Leite embrulhado”, que é leite sólido com ananás estufado, gengibre, folha de mostarda, hortelã, em folha de conteira.

Nascido em Sarajevo, Ljubomir Stanisic chegou a Portugal em 1997. Abriu o seu primeiro em Cascais, em 2004 e em 2009 abriu o Bistro 100 Maneiras em Lisboa. Entre marco de 2016 e junho de 2019 foi chefe consultor no hotel Six Senses Douro Valley. Em Fevereiro de 2019, abriu o novo 100 Maneiras, no Bairro Alto.

De referir que o hotel açoriano foi considerado, pela Ordem dos Arquitetos, como um dos melhores projetos de 2003-2005.