Jantar com três chefs no clássico lisboeta Saraiva’s

O Chef Gonçalo Costa convidou Henrique Mouro e Pedro Rezende para preparar jantar com prova azeites apresentado pelo Professor José Gouveia num dos clássicos restaurantes de Lisboa, o Saraiva’s.

Esta segunda-feira, 10 de dezembro, às 20h, o restaurante Saraiva’s, no centro de Lisboa, promove um jantar de degustação de azeites, com apresentação do professor José Gouveia, professor jubilado do Instituto Superior de Agronomia especialista em azeites, e com um menu preparado a seis mãos, sob a direção do chef Gonçalo Costa, que convida Henrique Mouro e Pedro Rezende, dois outros reconhecidos chefes, que já anteriormente tinham formado dupla no restaurante Assinatura, e que estão novamente a trabalhar juntos no Bica do Sapato.

Para «temperar» este jantar, quatro produtores, de norte a sul do país, apresentam os sabores dos seus azeites selecionados, que estão disponíveis para prova e que fazem parte de cada um dos quatro pratos que compõe o menu desenvolvido para honrar este ouro líquido.

De Trás-os-Montes, o «Rosmaninho Gourmet Cobrançosa» aporta a classificação máxima, Virgem Extra DOP, e do Ribatejo, o «Cabeço das Nogueiras» traz a tradição e a alta tecnologia. Mais a sul, a região de Alcácer do Sal, apresenta o premiado «Herdade de Vale de Arca», e do Algarve, o «Monterosa», também detentor de vários prémios do setor, traz à prova o seu virgem extra.

O chef Gonçalo Costa, com mais de 17 anos de experiência, já passou por várias cozinhas como a do Hotel Marriott Praia del Rey, a do Four Seasons Hotel Ritz Lisbon, do Hotel Caesar Park da Penha Longa ou do Restaurante Eleven. Na última década conta ainda com cinco anos em terras brasileiras, onde passou pelos restaurantes Chakras, Gusto24H e Skye. De regresso a Portugal, e desde o início de 2017 é chef executivo dos restaurantes Tágide e Saraiva’s.

Com raízes alentejanas, o chef Henrique Mouro ganhou, em 2001, o título de Chefe Cozinheiro do Ano. Atualmente dirige a cozinha do Bica do Sapato, restaurante que já fazia parte do seu percurso, que inclui também o Tavares, o Assinatura ou o restaurante Bagos Chiado, em que desenvolveu um conceito totalmente ligado ao arroz. Agora em dupla com Pedro Rezende desenvolve uma cozinha mais focada nas tradições do nosso país.

O Chef Pedro Rezende, tem origens em Trás-os-Montes e um percurso profissional na área da gastronomia que inclui experiências de cozinha internacional, como o caso do Sushic, ou da sua estadia em terras africanas, onde esteve no Kook Angola. Está agora ao lado do chef Henrique Mouro, no restaurante Bica do Sapato, num regresso a sabores mais nacionais, mas sempre com o toque desta experiente dupla.

Quatro sabores trabalhados por três chefes, num espaço emblemático da cidade, renovado e reaberto em junho deste ano, que reúne o simbolismo da tradição e a frescura de um novo conceito.