Gil Fernandes é o novo chef da Fortaleza do Guincho

É o mais jovem chef português num restaurante estrela Michelin. Aos 28 anos assume a cozinha, após a saída de Miguel Rocha Vieira. Já tem ideias na manga da jaleca.

Texto de Marina Almeida

O número dois passou a número um. Gil Fernandes assume a liderança da cozinha da Fortaleza do Guincho, restaurante com uma estrela Michelin desde 2001, sucedendo a Miguel Rocha Vieira. O jovem chef considera que este é o momento certo para o degrau seguinte e diz que a filosofia do restaurante no Guincho, com largas janelas sobre o Atlântico, se vai manter.

Gil Fernandes tem 28 anos e passou metade da sua vida na cozinha. Começou na Escola de Hotelaria do Estoril aos 14 anos, com vontade de pôr em prática a sua paixão. Passou depois pelo Vila Joya (duas estrelas) e pelo Ocean (duas estrelas), mas foi o holandês De Lebrije, três estrelas Michelin, que lhe «vincou a personalidade».

«Já são 13/14 anos, de experiência, sempre em várias partidas com vários chefs, a levar muito na cabeça e chega a um momento em que temos alguma bagagem. Eu acho que chegou no momento correto», diz à DN Ócio.

Há anos que guarda um caderninho com notas para novos pratos. Não queria ser apanhado desprevenido no dia em que chegasse a chef, dizia à DN Ócio em outubro. Chegou a número um da cozinha da Fortaleza do Guincho Relais & Château um mês depois. Para já, diz que a filosofia do restaurante se vai manter a mesma: «Significa que vou mudando [o menu] conforme a estação. Agora há de vir aí um cozido à portuguesa transformado, umas abóboras com requeijão e doce de abóbora à sobremesa», adianta.

O sous chef da Fortaleza do Guincho passa agora a ser Tiago Rosa – «além de cozinheiro e talentoso é um amigo e pessoa da minha confiança», diz o chef Gil.

Se já tinha pouco tempo para descansar como número dois – chega ao hotel antes das oito, toma o pequeno-almoço, serve almoços e jantares, arruma a cozinha e prepara o dia seguinte, regressando a casa pelas 23h30 – agora «vai ser pior». Nada que lhe tire o sorriso.