Este é o menu servido na Gala Michelin em Lisboa – e tem sabor a Portugal

A Gala Michelin acontece esta noite, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, e pela primeira vez em Portugal. O menu é servido pelos chefs de alguns dos mais conceituados restaurantes portugueses. Conheça na fotogaleria os 23 que já têm estrelas.

Texto de Patrícia Tadeia

O desafio foi lançado a cada um dos chefs que, comandados por José Avillez, apresentam esta noite um menu exclusivo na Gala Michelin 2019. O tema é Portugal e os produtos nacionais – não fosse esta a primeira vez que o evento decorre em terras lusas – e os chefs cumpriram.

O jantar da Gala Michelin é assim elaborado por sete chefs portugueses, numa equipa liderada por José Avillez (Belcanto). Henrique Sá Pessoa (Alma), Joachim Koerper (Eleven), João Rodrigues (Feitoria), Gil Fernandes (sous-chef da Fortaleza do Guincho, cujo chef Miguel Rocha Vieira deixou o restaurante há uma semana), Sergi Arola (LAB) e Alexandre Silva (Loco), todos com uma estrela, preparam um jantar de tapas para esta noite. E estes são os menus.

Alexandre Silva do Restaurante Loco propõe Bacalhau, salsa e cebola picante; Pudim de Codium com Santola e Água do Mar; Bochecha de Porco com Molho à Portuguesa e alho assado; Romã e Coco.

Já Sergi Arola do LAB servirá um Patê leve de sardinhas assadas, cristal de tomate e alface; «Caldo de Atum» inspirado no estilo Cabo Verde; Asas de Frango com Lavagante do Guincho; As sardinhas viajantes do LAB.

Gil Fernandes, sous-chef da Fortaleza do Guincho, reserva uma Sopa do Mar; Massada de Peixe, Mexilhão de Escabeche; As Dunas do Guincho.

A representar o Feitoria, João Rodrigues, vai servir uma Tarte de Tomate preservado e papada de porco; Lírio dos Açores Fumado, nabo e amêndoa; Colagénio de Bacalhau, grão de Bico e cominhos; Gemada de Pistachio e citrinos da Estação.

Joachim Koerper, do Eleven, escolheu para o menu a Nossa Lata de Atum dos Açores; Açorda de Lavagante da nossa Costa; Rabo de Boi com Purê de batata e Trufa preta; Banana da Madeira com Chocolate e Caril.

Já Avillez, do Belcanto, inclui neste menu uma Bôla de Cogumelos Silvestres com Patê e Escabeche de Perdiz; Xerém de Ameijoas do Algarve com samus de bacalhau, carabineiro e molho das cabeças; Arroz de Lebre com Castanhas fermentadas e toucinho alentejano; Chocolate à pé descalço.

Para finalizar, Henrique Sá Pessoa, do Alma, escolheu um Berbigão à Bulhão Pato; Cavala, Beringela e Maionese de Harissa; Caldo de Peixe e Codium; «Pastel de Nata».

Para servir, os vinhos escolhidos foram os brancos Soalheiro Primeiras Vinhas 2017, Quinta da Chocapalha Arinto 2017, e Vale da Capucha 2016. A lista de vinhos tintos é compostar pelo Nierpoort Charme 2015, Quinta das Bágeiras Garrafeira 2015 e Quinta da Pellada 2014. Para finalizar, o menu inclui o vinho do Porto Niepoort Colheira 2004.