Confraria LX: nova carta de sushi para puristas e experimentalistas

Há dois tipos de fãs de sushi: os puristas e os que gostam de arriscar no chamado sushi de fusão. Uns não percebem os outros. Para tentar encontrar uma solução o restaurante Confraria LX mexeu no menu e tentou criar uma espécie de harmonia entre estes dois tipos de clientes. Para que à mesa a discussão seja em volta de outros assuntos.

Texto de Filipe Gil | Fotografias de Natacha Cardoso

A divergência entre os puristas e os experimentalistas, ou se preferirem “fusionistas”, pode levar a divergências na escolha de restaurantes. Para que isso não aconteça, e para agradar a ambos, os proprietários do Confraria LX aproveitaram a celebração do 11º. aniversário do espaço e renovaram alguns dos pratos, tendo em conta a pacificação das hostes de sushi. Além disso, meteram mãos à obra e renovaram o espaço – agora com capacidade para 70 pessoas.

No dia que visitamos o restaurante, partilhamos a mesa com um dos sócios, Jorge Leote – que prefere o sushi de fusão – que nos apresentou as novidades.

Começámos com uma das entradas, o Usuzukuri de salmão, que é como quem diz, um carpaccio temperado com lima e molho ponzu trufado, coberto por pequenas porções de gelatina de maracujá. O nirvana dos experimentalistas, portanto.

De seguida, e saltando algumas das entradas que entretanto “invadiram” a mesa seguiram-se o Gunkan collection e o Niguiri collection, uma degustação de cinco niguiris e/ou gunkans selecionados pela casa.

Para o final, e finalmente a promessa para os puristas de sushi um Omakasse Freestyle, que não é mais do que uma degustação de 32 unidades da nova carta, incluindo sushi, sashimi, ceviche e tartare. OK, estes dois últimos um pouco fora do que é puro sushi, mas a qualidade do peixe do sashimi faz esquecer quaisquer divergências.

O grupo Confraria detém outros espaços de restauração, como o Confraria em Cascais, (aberto em 2008). Jorge Leote e os sócios sabem do negócio e que o mais importante no sushi é a qualidade dos ingredientes. Do peixe ao arroz – tantas vezes negligenciado – quando a qualidade é acima da média, como o é no Confraria LX, os estilos de sushi e demais discussões ficam para segundo plano.

Confraria LX
Rua do Alecrim, nº12
1200- 017 Lisboa
Aberto de segunda a quinta-feira e domingos das 12h00 às 24h00.
Sexta e sábado das 12h30 às 02h00.


Veja também:

Carré e favinhas na nova carta do Vinum, o restaurante das caves da Graham’s