Chefe belga com três estrelas Michelin abre Peixe em Lisboa 2019

Chama-se Gert De Mangeleer, é o chef do restaurante Hertog Jan, em Bruges, Bélgica, e é o primeiro chefe internacional a confirmar presença no Peixe em Lisboa 2019. O evento gastronómico português dedicado à cozinha de mar vai decorrer no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, de 4 a 14 de abril.

Aos 41 anos, Gert De Mangeleer é um dos mais conceituados chefes europeus, tendo tido uma ascensão vertiginosa no guia Michelin. Em 2005, depois de ter trabalhado com os mais renomados chefes do seu país, tomou conta do restaurante Hertog Jan, nos arredores de Bruges, tendo ganho uma estrela no ano seguinte.

Em 2009, viria a segunda e, em 2011, a terceira, tornando-o, com apenas 34 anos, um dos mais jovens chefes a conquistar a consagração máxima do guia.

No primeiro dia, o Peixe em Lisboa abre às 18h, não havendo lugar a apresentações de cozinha no auditório. Assim, no dia seguinte, 5 de abril, às 19h, caberá ao chefe belga fazer a primeira apresentação da 12.ª edição.

Durante o evento, dez restaurantes da região de Lisboa servirão, ininterruptamente, pratos à base de peixes e mariscos do meio-dia à meia-noite, acompanhados por vinhos de muitos produtores também da região de Lisboa.