
Numa rua de Marvila, sem qualquer identificação, esconde-se um dos segredos de Henrique Sá Pessoa. É o seu atelier criativo onde o chef com duas estrelas Michelin pelo restaurante Alma dá azo à criatividade. Agora, duas vezes por mês vai abrir as portas e fazer paring com as criações de Constança Cordeiro.
Texto de Filipe Gil
Meia luz. Intimista e confortável. Um sofá de pele, livros, e um candeeiro com design de autor. É assim a entrada do atelier criativo de Henrique Sá Pessoa em Marvila. Mais atrás a atenção vai toda para a mesa para doze pessoas e, ao lado, mais discreto, uma grande bancada onde são preparados os pratos do chef e os cocktails para a acompanhar os vários pratos que compõem a refeição, mas já lá iremos.
No número 49 da rua Fernando Palha, onde antes estava instalada uma agência bancária, Sá Pessoa montou uma espécie de “supper club” onde vai testando e experimentado novos pratos que depois podem ser apresentados nos seus restaurantes.
Mais recentemente surgiu a ideia de lá servir jantares intimistas, para as tais 12 pessoas num ambiente “mais caseiro e com mais contacto entre os clientes e o chef, o que raramente acontece noutros restaurantes”. Das poucas refeições já lá organizadas, onde se incluem alguns eventos fechados para empresas, o sucesso das iniciativas mostrou que havia ali um negócio por explorar.
Vai daí e surgiu a ideia de se juntar à marca de bebidas Pernord Ricard que por sua vez trouxe uma das maiores promessas nacionais na criação de cocktails, Constança Cordeiro, para, a partir de agora e duas vezes por mês organizar jantares para o publico.

Os novos jantares serão feitos sempre com o paring dos cocktails feitos por Constança, sempre com bebidas espirituosas da Pernord Ricard (Absolut Elyx, Altos Tequila, Beefeater 24, Havana 7anos, Jameson Black Barrel e Perrier-Jouët) e no processo até podem ser criados alguns pratos novos, indicou o chef. Atualmente, são derivações do que é apresentado no estrelado Alma.
Um fator curioso: Constança restringiu a quantidade de álcool nos cocktails destes paring para serem mais leves e não causarem níveis elevados de alcoolemia
Reservar (através do site) tem as suas regras: não é permitido mais do que quatro pessoas em conjunto. Não só pela limitação de espaço mas também, diz o chef, “para que seja um espaço onde pessoas que não se conhecem possam interagir em volta da comida e dos cocktails”. O preço é indicativo da experiência: 175 euros por pessoa.

Sá Pessoa explicou ainda que irá estar presente a maioria das vezes, bem como Constança Cordeiro, contudo a cozinha do atelier estará à responsabilidade do chef Pedro Larcher (ex- Eleven).
Veja também: