Le Monumental: o hotel das estrelas no centro do Porto

Um edifício emblemático numa das principais praças da cidade do Porto. Local (quase) idílico para o novo hotel de cinco estrelas que desde novembro está em plena Avenida dos Aliados. Lá dentro há mais estrelas: um chef francês candidato à distinção Michelin.

Texto de Filipe Gil

Depois de anos ao abandono, o número 151 da avenida dos Aliados, no Porto, teve obras de recuperação que ao fim de três anos deram lugar ao Le Monumental Palace, o primeiro hotel dos franceses da Maison Aibar em Portugal.

Aberto em finais de novembro do ano passado, no chamado soft opening – que é como quem diz, sem pompa e circunstância -, o Le Monumental Palace está num edifício de 1923 projetado pelo arquiteto italiano de Michelangelo Soá, que em tempos – nos anos 1930 – acolheu um dos espaços mais emblemáticos da cidade, com fama que dobrava fronteiras: o Café Monumental. Ponto de encontro, na altura, das elites do Porto (e não só), tinha orquestra e mesas de bilhar.

A decoração (da autoria do atelier Oitoemponto) respeita na íntegra o período áureo do edifício. Clássico mas atual, com referências constantes à Art Nouveaux e Art Déco. Quem visita os vários espaços do hotel percebe que nada foi deixado ao acaso. Em jeito de segredo aconselha-se até uma visita à escada de serviço (sim, essa mesmo) pintada a encarnado e que no último piso é decorada com um espelho gigante – excelente para um momento de Instagram.

Uma das “grandiosas suites” que visitámos tem dois andares, uma televisão que emerge de um móvel e uma vista privilegiada sobre a avenida.

O hotel conta com 76 quartos. 40 nomeados como superiores e 23 deluxe. E ainda se juntam nove suites mais quatro grandiosas suites. Nos quartos, os detalhes continuam a transportar-nos para um luxo intemporal – sem exagero de adjetivos. Desde cortinas com feitio quase invisível para que nunca se afastem quando corridas a proteger os hóspedes da claridade a janelas reforçadas para que nenhum eventual festejo popular lhes perturbe o descanso. Ou ainda o televisor embutido no gigantesco espelho que domina a maioria dos quartos. Uma das “grandiosas suites” que visitámos tem dois andares, uma televisão que emerge de um móvel e uma vista privilegiada sobre a avenida.

O hotel tem ainda espaços sociais que merecem a visita: uma biblioteca com mais de mil títulos e ainda uma sala social com uma grande televisão. Tudo isto sem esquecer o Bar Américain e o Café Monumental, nome inspirado no original – com vista para os Aliados e aberto até às 00:00. 
Mas há mais.

SPA de luxo no centro da cidade

Do hotel dizem ser o único com Spa no centro do Porto. Mas também dizem ser o primeiro da marca francesa Nuxe em Portugal. Importa sim que tem piscina interior aquecida, sauna, banho turco, duche Vichy. O espaço tem cerca de 350 metros quadrados a que se chega através de um elevador direto. E está disponível todos os dias, para hóspedes ou não.

Podem encomendar as estrelas, sff.

E há ainda o restaurante “Le Monument”. O “ainda” é propositado, já que o restaurante merece por si um artigo à parte (em breve). É liderado pelo francês Julien Montbabut, que em França tinha o seu Le Restaurant com uma estrela Michelin e antes disso trabalhou com o chef Christian Le Squer no três estrelas Le Pavillon Ledoyen, entre outros espaços igualmente “estrelados” – todos na capital francesa.

O chef, a sua mulher (chef de pastelaria no restaurante) e os dois filhos mudaram-se para o Porto. A seu cargo todas as refeições dos espaços gastronómicos do hotel. Dos pequenos-almoços às refeições do Café Monumental.

No Le Monumento objetivo é claro: trazer estrelas Michelin para o Porto. Tudo é pensado com esse objetivo. Da carta de vinhos ao paring – à responsabilidade do jovem sommelier José Sá. A cozinha é francesa, clássica, mas com um twist próprio do chef e com muitos produtos made in Portugal. Aberto de terça a sábado é também um espaço não só para hóspedes e que, sem grandes dificuldades, entra no circuito de fine dinning do Porto.

Le Monumental Palace
Avenida dos Aliados, 151
Horários:
Le Monument – terça a sábado das 19:30 às 23:30
Café Monumental -segunda a domingo das 09h às 00:00
Bar Américain – domingo a quarta das 11:00 às 01:00, de quinta a sábado das 11:00 às 02:00.