Uma Harley mais leve e mais rápida? Sim é possível

A Harley-Davidson lançou um modelo mais desportivo que inaugura uma série cem motos que serão apresentadas até 2027. Mais leve e com maior performance. São estas as promessas da marca.

A nova Harley-Davidson FXDR 114 oferece agressividade drag-strip com tecnologia de ponta. É uma power cruise que traz um novo nível de performance, combinando o binário do motor Milwaukee-Eight 114 com o uso de componentes de alumínio e de componentes compósitos que economizam peso.

A FXDR 114 é a décima Harley-Davidson baseada na plataforma Softail introduzida em 2018 e a mais recente numa linha de 100 motos de alto impacto que a empresa planeia introduzir até 2027. Entre as novidades estarão modelos mais aventureiros, elétricos e até um produto de baixa cilindrada.

«Esta moto é realmente fantástica para conduzir. A FXDR 114 envolve o excelente chassis Softail com a potência do Milwaukee-Eight 114, com suspensão dianteira e traseira premium e uma série de novos componentes e materiais para economia de peso», revelou David Latz, Lead Product Manager da Harley-Davidson.

A carregar vídeo...

«O look da FXDR 114 expressa o seu potencial de performance e destaca os recursos técnicos que a diferenciam do resto da gama Softail. A influência drag-bike é forte com a dianteira inclinada, enorme sistema de admissão de ar e escape e contraste proporcional entre as jantes e a zona traseira cortada» referiu Brad Richards, Vice-presidente de Styling e Design da Harley-Davidson.

Quanto a características, o braço oscilante de alumínio da FXDR 114 alcança uma redução de peso de 4,62 kg (6,25 kg vs. 10,88 kg, ou 43% menos) em relação a um braço oscilante Softail de aço e acomoda um pneu traseiro de 240 mm.

Como se trata de «unsprung weight» (localizado abaixo da suspensão), tem um impacto significativo no desempenho da suspensão traseira e é aprimorado ainda mais por uma jante traseira de alumínio lightweight de 18 polegadas.

A jante dianteira Ace de alumínio forjado de 19 polegadas apresenta um design lightweight que inclui raios muito finos. O assento e a secção traseira da FXDR 114 é suportada por uma subestrutura de tubos de alumínio e a seção traseira apresenta materiais compósitos.

Tal substitui a subestrutura de aço, para-lamas traseiro de aço e os suportes de guarda-lamas de alumínio utilizados noutros modelos Softail, para uma economia de peso de aproximadamente 3,17 kg. Os guarda-lamas dianteiros e traseiros também são construídos de material compósito leve.