Uma estante personalizada «dois em um» premiada por Serralves

É personalizada e, dizem os criadores, inteligente. A estante X2 da Wewood é, na verdade, não uma, mas sim duas estantes que se intersetam. A sua versatilidade de posições foi uma das características que lhe valeu o prémio Inovdesign promovido pela Fundação de Serralves.

Desenhada por Laurindo Marta, a X2 é uma estante em madeira maciça que pode ser personalizada, permitindo o ajuste da largura ou da altura a qualquer momento, criando novos módulos e compartimentos de armazenamento.

Estruturalmente, a estante é constituída por dois elementos iguais, cada um composto por 48 ripas de madeiras intercaladas. Os parafusos que as seguram permitem a movimentação dos blocos e a sua estabilidade estrutural.

A X2 é, na verdade, não uma, mas sim duas estantes que se intersetam. A expansão pode ser total, duplicando o espaço de armazenamento, ou parcial, criando diversas posições e pontos de equilíbrio.

Esta versatilidade de posições permite ainda a inclinação de um dos blocos, para quem procura uma estética mais vanguardista. Para além de todas estas configurações possíveis, esta estante pode ainda ser colapsada num volume bastante pequeno, facilitando o transporte.

O prémio Inovdesign pretende reconhecer o mérito das empresas portuguesas em atividade que revelam a aplicação de práticas inovadoras de incorporação de design nos seus produtos.