Sláinte*. A alma irlandesa à descoberta na LX Factory

Até ao fim de setembro, a alma de Dublin está em Lisboa. Vá ao LX Factory e brinde à grande e à irlandesa.

Texto de Ricardo Santos

Em 1780, John Jameson estava longe de imaginar que, um dia, o seu whiskey (assim, com ‘e’, como manda a tradição da Irlanda) estaria à venda e pronto para ser descoberto num espaço pop up de uma das áreas industriais mais badaladas de Lisboa. Mas aconteceu. E o fenómeno vai durar até 28 de setembro, por isso apresse-se.

Esta é a primeira vez que a destilaria Jameson parte em viagem para fora da Irlanda. Lisboa, e mais concretamente o LX Factory, é o destino inicial do projeto Distillery on Tour, que seguirá o seu caminho por outros países europeus a partir de outubro. Para já, todos os dias até 28 de setembro serão bons para viver uma experiência de conhecimento, degustação e lazer. E é tudo bastante simples.

Cada sessão de visita aos contentores transformados em salas de provas, loja e multimédia tem a duração de 30 minutos e um custo de 15 euros por pessoa (visite jamesonwhiskey.com para reservar os bilhetes). Doze é o número máximo de pessoas permitido em cada visita e percebe-se porquê.

No final da visita, há a possibilidade de criar a sua garrafa personalizada, namorar alguns artigos de merchandising e aproveitar o espaço ao ar livre do The Jameson Bar.

Além das explicações sobre a história desta marca irlandesa de bebida destilada (três vezes destilada, no caso da Jameson), vai ficar a saber mais sobre o processo de produção e, no final, não vai faltar a prova, o momento mais aguardado. Entre um whiskey irlandês, outro americano e um whisky escocês há que escolher. Ou não, poderá simplesmente apreciar.

No final da visita, há a possibilidade de criar a sua garrafa personalizada, namorar alguns artigos de merchandising e aproveitar o espaço ao ar livre do The Jameson Bar. Simples, com gelo ou com imaginação são algumas das opções de bebidas. E mesmo ao lado do balcão há duas surpresas. Nuns dias, funciona uma barbearia. Noutros, um estúdio de tatuagem. Ou seja, duas outras boas razões para regressar. É também uma boa altura para recordar que o Jameson Distillery On Tour foi vencedor, em 2018, do prémio de Melhor Tour de Destilaria nos World Travel Awards.

Durante os dias úteis, este projeto funciona entre as 17h e as 23h, sendo que ao fim de semana a animação começa ao meio-dia. Não há que enganar: na entrada principal, vire à direita em direção aos contentores verdes. E saúde! Sláinte, pronto.

* Sláinte, saúde em gaélico irlandês.