Seagan: uma nova tendência de cozinha saudável chega a Lisboa

Junto ao Parque Eduardo VII, o agora InterContinental Lisbon, apresenta todos os dias, no restaurante Akla, pratos de cozinha “seagan”, uma nova tendência da cozinha saudável.

Texto de Cláudia S. Carvalho

A primeira pergunta é imediata: “mas o que é cozinha seagan?” Deixamos as explicações para a chef Sarah Maraval que às quartas-feiras ao almoço está na sala do Akla a finalizar o prato à vista de todos: “é uma opção saudável que combina a dieta vegan com produtos do mar – seagan, o vegan que vem do mar. Inclui, além de algas e outras plantas marinhas, pontualmente peixe e crustáceos, o que, com a riquíssima costa que o nosso país tem, faz todo o sentido.”

Desde a reabertura do hotel, inserido na nova cadeia de hotéis, em 2014, as novidades tem-se sucedido e agora no restaurante Akla, onde ainda se conservam os painéis de azulejos originais, há todos os dias um prato especial de cozinha seagan.

Sarah apaixonou-se pela comida vegana e pelo movimento “raw” (cru), na Califórnia. Descobriu como os produtos biológicos e os ingredientes naturais, confecionados da forma certa, podem alimentar corpo e alma.

Em Portugal, criou a The Green Chef e organiza workshops, dá palestras e trabalha como chef convidada em restaurantes e eventos. Escolhe produtos orgânicos, não processados e ingredientes naturais para criar refeições nutritivas, saudáveis e cheias de sabor. Ficam de fora açúcares refinados, laticínios e glúten.

Todas as semanas, ao almoço, há um prato novo na carta do Akla e tem sido algumas as surpresas: como o crudívoro de noodles de algas kelp ou massa com cogumelos e parmesão vegan.

A carta do restaurante Akla é da responsabilidade do chef açoriano Eddy Melo, tem, para além das propostas seagan o menu apresenta pratos variados como o ceviche de atum dos Açores, com cenoura bio picante, abacate e tobiko wasabi ou opções mais “tradicionais” de carne como o entrecôte de vitela galega, ou peixe, como o robalo grelhado com creme de topinambur, limão confitado, amêndoa e salicórnia

O menu executivo onde encontra a opção seagan está disponível de segunda à sexta ao almoço. O preço do menu que inclui prato, bebida, sobremesa e café é de 16,50 euros.

Restaurante Akla
InterContinental Lisbon
R. Castilho, 149, Lisboa