O fato de banho está na moda e as marcas portuguesas sabem disso

Se acha que o verão já acabou, desengane-se. O calor voltou a apertar e como já não está preocupada com as marcas do sol, porque o bronze veio para ficar, já pode estrear aquele fato de banho que gosta tanto. As marcas portuguesas parecem gostar também e apostam cada vez mais em peças únicas.

Fabiana Baumann


É uma das mais jovens marcas nacionais. Todas as peças são feitas à mão e desenhadas por Fabiana Baumann. Depois de 8 anos em escritórios, trabalhando em Marketing e Comunicação, mudou a sua vida para um ateliê, desenhando e costurando os artigos feitos à mão. A marca nasceu em 2016 inspirada nas mulheres de diversas partes do mundo.
Todas as peças são produzidas no ateliê em Peniche, com possibilidade de customização. Trabalha com licras recicladas. As produções são sempre feitas em pequenas quantidades e lança frequentemente novas edições limitadas.

Latitid

A Latitid surge da fusão das palavras «latitude» e «atitude». Inspira-se em mulheres irreverentes com atitudes diferenciadas cujos destinos são cosmopolitas. São três as fundadoras da marca – as irmãs Inês e Marta Fonseca juntamente com Fernanda – que em abril de 2013 lançaram a primeira coleção inspirada na cidade do Porto, onde todas nasceram. A confeção é 100 por cento portuguesa, feita maioritariamente no Norte com materiais quase sempre provenientes de Itália.

Bohemian Swimwear

Fundada em 2013 por Erica Bettencourt, formada em design gráfico, a Bohemian Swimwear tem como base o surf. Depois de viajar por vários países resolveu que era tempo de assentar e criar a própria marca de fatos de banho. A marca 100% portuguesa apresentou, esta ano, a coleção de verão: «Life of Boheme», uma coleção romântica que se liberta dos padrões fortes para se concentrar em cores pastel e «ton sur ton».

Nyos Swimwear

A NYOS é uma marca portuguesa nascida no ano de 2014, que baseia todas as coleções num «conceito de ilhas paradisíacas, recifes de coral e praias de areia branca, bem como no glamour das mais exclusivas beachparties de Ibiza a Saint-Tropez». Em 2018, a marca lançou a coleção SS’18 Six SensesOfintimacy. A marca transporta toda a energia, classe e perfeccionismo à mulher independente, viajada e forte. «Despertamos a sensualidade natural e intrínseca da mulher, que se multiplica em mil tarefas e se divide em múltiplas facetas», defende a marca em comunicado.

Cantê

A Cantê foi lançada em 2011, depois de Mariana Delgado e Rita Soares terminarem o curso de Arquitetura e viajarem até ao Brasil. Antes de partirem para o Rio de Janeiro tiveram os pedidos habituais das amigas: “tragam-me biquínis!”, e elas próprias já viajavam com o desejo de comprar alguns exemplares para si. Chegadas das férias, decidiram trocar os esboços das casas pelos dos biquínis e lançar um negócio de swimwearmade in Portugal. A primeira coleção foi lançada em 2011, altura em que abriram uma pequena loja e ateliê em Belém. Em 2015, inauguraram a loja no Chiado. Atualmente, emprega 11 pessoas a tempo inteiro, com um crescimento anual que ronda os 50%. As vendas online que já incluem mercados como Espanha, França e Reino Unido, representam 30% das vendas.

Açaí com Granola

A Açaí com Granola é uma marca 100% portuguesa. Lançada em 2013, a marca dedicou-se à venda online de biquínis brasileiros mas alargou a sua presença a vários mercados e concept stores. Em 2016, abriu uma loja no Porto, em Leça da Palmeira, onde disponibiliza também roupa e acessórios. Em 2017, a Açaí com Granola lança a sua primeira coleção de swimwear — Açaí com Granola Swimwear. A marca apresenta uma coleção de biquínis e fatos de banho pensada para mulheres exigentes que procuram peças confortáveis com um «fitting» perfeito. A coleção surge da fusão entre o estilo europeu e os padrões e cortes cavados brasileiros.