Nuno Baltazar cria coleção inspirada na dança dos anos 80

Nuno Baltazar lança o mote deste que é o terceiro ano consecutivo em que a Sport Zone apresenta uma parceria com designers de moda para a criação de coleções cápsula. Esta é uma iniciativa conjunta com o Portugal Fashion.

Texto de Patrícia Tadeia

Foi em séries como «Fame», ou em filmes como «Flashdance» que Nuno Baltazar se inspirou para criar esta coleção. A convite da Sport Zone e em parceria com o Portugal Fashion, o criador nacional desenvolveu a coleção de sportswear à semelhança do que Katty Xiomara e Miguel Vieira tinham feito nos dois anos anteriores.

«Identifico-me muito com a proposta que me fizeram. Gosto de fazer desporto», começa por dizer Nuno que além de Crossfit ultimamente se tem aventurado em aulas de surf. «Gosto muito de misturar peças de desporto com peças mais casuais, mais urbanas. E acabou por ser esse o ponto de partida para a coleção. Escolhi um tema para a trabalhar, a iconografia cinematográfica americana da década de 80, em que a dança estava muito presente. Tínhamos o ‘Flashdance’, o ‘Fame’… tantos filmes icónicos e que marcaram muito o início da minha adolescência», diz ainda.

Quanto à coleção, o criador explica: «Simboliza o facto de a dança ter sido o primeiro desporto a trazer para a rua as peças que habitualmente se usavam quando se dançava. Hoje em dia já vemos peças de basquetebol, e de outros desportos. Mas na dança tínhamos as perneiras, as peças descaídas nos ombros, as t-shirts largas. Achei que fazia sentido ir à génese desse movimento, até porque tinha muito a ver comigo e partir desse universo para desenvolver uma coleção.»

Uma viagem aos anos 70/80 que recupera o espírito RETRO-SPORT, propondo looks de carácter intemporal. Revitalizando as clássicas marcas desportivas, Champion, Diadora, Puma e Fila e ao mesmo tempo recuperando os modelos históricos das marcas intemporais Nike e Adidas.

Conceptualmente a coleção surge dividida em três temas/ambientes: Pause, onde o conforto é a chave, é uma fusão entre a roupa desportiva e casual com peças bastantes versáteis. Athventures, criada através da harmonia entre o quotidiano citadino e o lazer vivido em experiências ao ar livre, estas peças dão força à fusão do estilo urbano em sintonia com o bem-estar que a natureza transmite. Newstalgia, que surge da combinação de «looks» modernos e contemporâneos, com influências retro, estas peças têm mensagens em tom de manifesto que dão voz à geração «Millenium», e tons que ligam o desportivo ao «vintage».

Nesta fase, além deste projeto, o criador que abriu recentemente uma loja na Baixa do Porto, está já a preparar a próxima coleção de verão 2019, e um novo site e loja online que deve ser lançado até ao final do mês de setembro.