Joias de autor contra o estigma das doenças mentais

No dia 30 de maio a loja da Elements Contemporary Jewellery, no centro comercial Amoreiras, vai assumir o formato de galeria de arte e expor as obras originais dos artistas do Manicómio Lisboa.

Manicómio with Elements, o nome do projeto, tem como objetivo a inclusão de pessoas com doenças mentais através da arte.

Cada peça de autor é transportada para o universo das joias, resultando numa coleção de cinco peças, em séries limitadas de cinco exemplares numerados, acompanhadas de um certificado. 15% do valor de venda das peças diretamente para os artistas.

Para mais tarde, noutro momento, está previsto a realização uma agenda de workshops de joalharia, promovidos em conjunto com o Manicómio para participação dos artistas e público interessado no projeto.

O Manicómio afirma-se como uma marca de inovação social que tem como objetivos principais, quebrar o estigma associado à doença mental e promover a empregabilidade. O espaço está inserido num hub social e trabalha-se num ambiente “cowork”, entre os artistas e profissionais de várias áreas, havendo também lugar para exposições das obras dos artistas. É também um espaço-loja onde se podem comprar peças de autor e outros produtos da marca Manicómio.

As joias deste projeto estarão disponíveis para venda nas lojas Elements Contemporary Jewellery de Lisboa e Porto, ou através do site, assim como na loja Manicómio localizada no Edifício Now do Beato, em Lisboa.


Veja também

Elements Flores: joalharia de autor na baixa do Porto