Joalharia portuguesa mostra-se na Casa da Arquitetura

Joalharia nacional em destaque durante dois dias em Matosinhos

Durante dois dias, a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) celebra a essência da joalharia portuguesa, com um showcase inédito de 20 marcas na Casa da Arquitetura, em Matosinhos.

Nos dias 5 e 6 de junho, a Casa da Arquitetura abre-se às joias. A AORP apresenta a nova campanha, Portuguese Jewellery Legacy, com uma exposição, um ciclo de debates e um showcase de 20 marcas de joalharia nacionais “onde dará a conhecer as marcas que representam a nova dinâmica de um setor que, honrando a tradição, se projeta no mercado global”.

A nova campanha Portuguese Jewellery Legacy “celebra a essência da joalharia portuguesa como mensagem de sensibilização para a valorização e recuperação da joia como um legado”, refere a AORP. “A joalharia portuguesa está a mudar. Hoje em dia são muitas as marcas que recuperam as técnicas e desenhos tradicionais, transpondo-os para os paradigmas atuais do design e da moda”, defende. Para mostrar esta nova dinâmica, apresenta uma seleção de 20 marcas que vão ter exposição e venda durante o evento.

Decorrem ainda três “talks” para dar a conhecer histórias, casos de sucesso e tendências: “A história das nossas joias” (5 de julho, 11h00), “Sustentabilidade – fechar o ciclo” (5 de julho, 16h30) e “Shape Up – Empreendedorismo na Joalharia” (6 de julho, 11h00). Veja aqui o programa.

O epicentro deste elogio da joalharia nacional será a Casa da Arquitetura. O acesso é livre, mediante inscrição. As portas da Casa da Arquitetura abrem-se no dia 5 de julho, das 10h00 às 19h00 e no dia 6 de julho, das 10h00 às 17h00.