Hugo Boss já calça sapatos vegan

Novos ténis para homem vegan da Hugo Boss (DR)

A pele foi substituída por uma fibra feita de folha de ananás, o Piñatex. A marca apresentou um sapato desenhado para ter um impacto mínimo no planeta e diz-se empenhada em seguir este caminho.

Texto de Marina Almeida

À primeira vista são sapatos normais. Disponíveis em quatro cores, a linha masculina de ténis vegan da Hugo Boss é feita de Piñatex – um novo material que resulta da folha de ananás. A empresa garante que esta fibra garante todos os parâmetros de qualidade e durabilidade.

A cor é também conseguida de forma natural, através de corantes extraídos de plantas, refere a marca. Os ténis vegan, foram concebidos para ter impacto zero no planeta. A sola é feita de poliuretano reciclado, cosida com linha de algodão e linho, os atacadores são 100% algodão.

«Estamos focados em trabalhar com parceiros, startups e outras pessoas criativas de várias áreas, para descobrir e desenvolver ideias de materiais e técnicas invulgares», refere a marca. «Sempre que possível, tentamos usar materiais substitutos que tenham maior equilíbrio sustentável. Isto envolve impactos sociais e ambientais, assim como o bem estar animal», aponta.

 

Sapatos são feitos a partir de folha de ananás (DR)

O Piñatex foi desenvolvido pela espanhola Carmen Hijosa, antiga consultora da indústria das peles, e fundadora da Ananas Anam. A criação deste novo material foi feito no âmbito de uma incubadora de inovação do Royal College of Arts, de Londres, e trabalhado nas Filipinas.

«Ananas Anam trabalha para os valores da economia circular, combinando a pesquisa e inovação para desenvolver o bem estar da terra e das pessoas em todo o ciclo do produtoro», refere a empresa. «O Piñatex é um produto têxtil natural e sustentável que foi desenvolvido para ser uma alternativa sustentável à pele produzida em massa e aos materiais sintéticos poluentes, oferecendo uma melhor opção para um futuro melhor», explica a Ananas Anam, que trabalha com pequenos produtores locais filipinos.

Para além dos sapatos vegan, a Hugo Boss refere ainda que a caixa dos sapatos é feita de cartão totalmente reciclável e biodegradável.

Disponíveis em preto, azul, amarelo e castanho, os ténis vegan são uma edição limitada e estão à venda na loja online por 150 euros. Apresentam um desconto de 50% em época de saldos.