Exclusivo e sofisticado: eis o novo showroom de design de interiores que merece uma visita

Um espaço acolhedor e exclusivo. É assim o novo CJC Showroom, de Cristina Jorge de Carvalho, fundadora e diretora criativa do ateliê de Arquitetura e Interior Design.

Texto de Patrícia Tadeia

Situado num edifício do final do século XIX, na Rua Alexandre Herculano, em Lisboa, o showroom funciona como uma loja apenas com marcação, onde se poderão comprar, entre outros, algumas das criações da designer. «Muitos amigos, nomeadamente estrangeiros, perguntavam-me onde podiam encontrar determinada peça. Há um nicho de mercado à procura deste serviço e resolvi abrir as portas ao público», começa por explicar.

No espaço cruzamo-nos com algumas peças de edição limitada, apresentadas em 2013 em Paris, como a cómoda Together We Stand (13 950 euros), que conjuga cores, materiais e texturas sofisticadas, ou ainda com a Threesome Coffee Table (13 500 euros), que funciona quase como uma escultura. Mas também por ali encontramos também a coleção mais recente da designer, a «Black is Back Collection» ou a Copper Tone Desk (9 950 euros), que com um design diferenciador, utiliza cobre escovado, madeira de oliveira e acrílico. «O meu design é bastante intemporal, não se sabe se a peça foi criada agora ou há dez anos. Não existe essa conotação na peça», avança.

«O meu estilo? Procuro fazer peças com linhas muito depuradas, há uma grande preocupação com a e escolha de materiais, são materiais nobres, como a pele, o latão, o aço inoxidável, o ferro, a madeira normalmente com veios, o mármore. Existe sempre uma mistura de vários elementos numa mesma peça», explica, acrescentando que 80 a 90% dos seus clientes são estrangeiros.

Para isso contribuem também os prémios que já coleciona. Entre eles está um galardão atribuído em Londres: o Best Architecture Single Residence Portugal, dos International Property Awards, pelo projeto de design e arquitetura de uma moradia no Algarve. A designer de interiores recebeu ainda um prémio atribuído pelos International Design Awards (IDA) pelo seu projeto conceptual para a Fundação Champalimaud e ainda em Londres recebeu dois dos mais prestigiados prémios de design a nível mundial. A designer foi distinguida com os prémios Best Hotel Interior for Europe e Best Hotel Interior for Portugal, atribuídos pelos European Hotel Awards, pelo projeto de design e arquitetura de interiores do Hotel Altis Prime.

«Muitos amigos, nomeadamente estrangeiros, perguntavam-me onde podiam encontrar determinada peça. Há um nicho de mercado à procura deste serviço e resolvi abrir as portas ao público»

No Showroom, a marca dá a conhecer o design contemporâneo, intemporal e exclusivo habitual nos projetos com a assinatura de Cristina Jorge de Carvalho, mas também por lá estão disponíveis peças de marcas internacionais de mobiliário como a Knoll, Vitra, Arflex, Carl Hansen ou Artifort, candeeiros da Flos, DCW e Oluce ou as velas da marca Ex -Voto, em exclusivo para o mercado português.

Livros da Assouline, e ainda uma seleção de peças e objetos decorativos criteriosamente escolhidos em antiquários de todo o mundo também poderão ser encontrados e adquiridos diretamente no Showroom, para além da linha de mobiliário e tapetes com a assinatura Cristina Jorge de Carvalho. Neste novo espaço, Cristina Jorge de Carvalho apresenta também uma seleção de obras dos mais conceituados artistas de arte contemporânea, de diferentes galerias portuguesas e internacionais.