Boca do Lobo e Vista Alegre criam móvel de edição limitada

Juntou-se o Pixel, cabinet icónico da Boca do Lobo, à porcelana pintada à mão e o resultado é o Once Upon a Time. Uma peça de edição limitada a oito exemplares, que assinala a entrada da Vista Alegre no mobiliário, de mãos dadas com a empresa de Gondomar. Custa 45 mil euros.

Texto de Marina Almeida

E se os 1088 triângulos que compõem o Pixel, em vez de madeira multicolor fossem de porcelana pintada à mão pelos artesãos da Vista Alegre? A ideia há muito germinava, mas só agora ganha forma e surge aos nossos olhos. Chama-se Once Upon a Time e traz ao cabinet desenhado por Marco Costa, da Boca do Lobo, uma roupagem oriental – e uma nova função.

O Once Upon a Time é agora um móvel de bar, e marca a entrada da Vista Alegre no mobiliário. Apresenta “detalhes florais coloridos que retratam um jardim de peónias e duas aves mitológicas chinesas, masculina e feminina – conhecidas como Fénix chinesas – em tons de azul, rosa, amarelo e verde”, referem as marcas. No interior, é revestido a camurça azul e vidros espelhados.

“Hoje inauguramos a categoria de mobiliário. Mobiliário exclusivo, com poucas peças, mas todas elas incorporando porcelana e/ou cristal, pintados à mão. Será sempre uma área mais pequena dentro da Vista Alegre. Mais exclusiva, pois serão sempre Edições Limitadas, com poucos exemplares”, disse Nuno Barra, diretor de marketing da Vista Alegre.

Boca do Lobo

“E porquê Boca do Lobo? Porque foi com a Boca do lobo que demos este primeiro passo, de escolher uma peça de design exclusivo Boca do Lobo, Pixel Cabinet, mas dando-lhe aquilo que é a visão Vista Alegre. Once Upon a Time é um móvel todo pintado à mão e tirou cerca de 500 horas de trabalhos dos mais rigorosos artesãos”, refere.

Para Marco Costa, CEO e diretor criativo da Boca do Lobo, “esta parceria surge quase de formal inevitável, a Boca do Lobo e a Vista Alegre partilham a mesma missão, elevar o design nacional e perpetuar a mestria artesanal que tão bem caracteriza o trabalho de ambas as marcas”.

“O Pixel Cabinet é uma das peças mais icónicas da marca, foi interessante ter sido escolhida pela Vista Alegre… juntos conseguimos recriar uma nova história” diz o designer.

O Once Upon a Time estará disponível numa edição limitada muito restrita a oito exemplares. Cada peça será personalizada com o nome do colecionador que o adquiriu, pintado à mão pelos pintores da Vista Alegre e custa 45 mil euros.

As duas empresas portuguesas reforçam a aposta nas peças de elevado valor artístico. Fundada em 2005, a Boca do Lobo especializou-se em móveis personalizados, onde incorpora por vezes técnicas artesanais como a filigrana. Presente nos grandes mercados internacionais de luxo, tem a sua produção sedeada em Gondomar. Já a Vista Alegre foi fundada em 1824 e é uma das fábricas de porcelana mais antigas da Península Ibérica. Sedeada em Ílhavo, está também presente no mercado do luxo mundial – já fez uma linha para Christian Lacroix, por exemplo – nos últimos anos tem apostado em trabalhar com o sangue novo do design através do programa ID Pool.