Alguns meses antes de a produção do novo BMW Série 3 ser lançada em Munique, os especialistas do BMW Group instalaram unidades de produção individuais num mundo virtual.
O processo incluiu, por exemplo, a pré-montagem do cockpit. Pela primeira vez, especialistas de construção, sistemas, logística e montagem, juntamente com funcionários de produção, foram capazes de avaliar toda a nova área de produção em realidade virtual, e testar novos procedimentos em 3D.
«A tecnologia de Realidade Virtual permitiu-nos estabelecer unidades de produção para a pré-montagem dos cockpits de forma rápida e eficaz. Instalações de teste demoradas, que replicam a unidade de produção nas suas dimensões reais, deixaram de ser necessárias. E o facto de todos os especialistas envolvidos – desde peritos em logística, responsáveis de planeamento de sistemas e funcionários de produção – terem conseguido facilmente trocar ideias nas fases mais iniciais, foi uma mais-valia para toda a equipa. Fomos mais transparentes, mais flexíveis e rápidos», explicou Matthias Schindler, responsável pelo Planeamento Virtual e Implementação na Produção do BMW Group.
Os peritos foram capazes de avaliar, por exemplo, de quanto espaço o novo sistema precisava, e de incorporar desde o início, e de forma rápida e fácil, o know-how dos funcionários de produção no planeamento. No seguimento de uma breve introdução, a equipa de representantes das diferentes áreas especializadas foi capaz de lançar o projeto imediatamente. O software envolve cálculos complexos para a renderização em tempo real de todos os objetos, em óculos e simulações de realidade virtual.
A base para este tipo de planeamento são os dados de fábrica 3D digitalizados. «Durante vários anos, o BMW Group capturou as estruturas reais das suas plantas em formatos digitais, com uma precisão milimétrica, usando scanners 3D especiais e câmaras de alta resolução. Deixou de ser necessária a demorada reconstrução digital de estruturas reais e a gravação manual no local», informa a marca em comunicado.