«Em Portugal existem verdadeiros amantes de relógios»

Enquanto marca que apresenta modelos de inspiração militar, a Bell & Ross tem duas missões: apresentar as horas com a mais rigorosa eficácia e despertar emoções. Carlos Rosillo, co-fundador da marca, esteve em Portugal para apresentar as mais recentes novidades.

Texto de Patrícia Tadeia

Os novos relógios foram apresentados em exclusivo no Cinco Lounge, em Lisboa, num ambiente escuro, para mostrar a legibilidade dos mesmos, e com a presença de Carlos Rosillo, CEO e co-fundador da Bell & Ross.

«Tenho uma relação especial com Portugal. Primeiro, porque passei momentos muito especiais aqui durante as férias. Segundo, e talvez não saibam, porque quando lançámos a marca há 25 anos, os mercados escolhidos foram França, claro, América, Japão e Portugal. A escolha de Portugal prendeu-se com uma simples razão: aqui existem verdadeiros amantes de relógios», começou por explicar o responsável durante o lançamento dos novos modelos.

E continuou: «Não falo de alguém que gasta muito dinheiro em relógios, não falo de alguém que sabe tudo sobre relógios, mas de alguém que se emociona com relógios. Muitas pessoas amam relógios em Portugal.»

Com um design moderno e funcional, as opções apresentadas foram o BR X1 Military (numa edição limitada de 250 exemplares e com um valor de 19,700 euros), o BR 03-92 Nightlum (3.400 euros), o BR 03-92 Horoblack (2.990 euros) & BR 03-94 Horolum (4.990 euros).

Mas afinal porque foram estes modelos apresentados num bar perto do Príncipe Real, com poucas luzes? «Primeiro porque queríamos criar aqui um ambiente de um clube íntimo e exclusivo, depois porque os cocktails são ótimos, e depois porque a coleção é focada na legibilidade, durante o dia e durante a noite. Usámos nos relógios um tratamento luminescente, Superluminova, que mesmo depois de os iluminarmos, continuam a ter legibilidade. É muito importante conseguirmos ver as horas de dia ou de noite», explica Carlos Rosillo.

«Não há muitas pessoas a insistir nisto mas acho que é um elemento chave. Não estamos a falar de legibilidade digital, mas aquela que é ‘handcrafted’. A paixão dos relógios passa também pelo facto de sabermos que houve pessoas que os fabricaram à mão», conclui.

«A paixão dos relógios passa também pelo facto de sabermos que houve pessoas que os fabricaram à mão.»

Mas vamos então aos vários modelos. O BR 03-92 Nightlum é um relógio que regressa às origens, com as linhas simples e puras que remetem para o formato característico da Bell & Ross. Inspirado no conceito dos voos noturnos, o BR 03-92 Nightlum apresenta ponteiros, números e indexes, revestidos com Superluminova C3 com tonalidade verde, que permitem essa leitura imediata e precisa. O design minimalista do BR03-92 Nightlum, a caixa em cerâmica preta mate, os pormenores em verde e a bracelete em pele verde-cinza completam o modelo.

«O BR03-94 Horolum e o BR03-92 Horoblack refletem o espírito da Bell & Ross e das suas coleções. A caixa apresenta um estilo contemporâneo e utiliza o formato da marca: ‘um círculo num quadrado’, reminiscente dos relógios de cockpit. Com um brilho incomparável, a coloração verde em Superluminova permite uma leitura contínua das horas, mesmo durante a noite», informa a marca em comunicado.

Ambos os modelos têm uma caixa e ponteiros em aço micro trabalhado. O acabamento é em mate, antirreflexo, salientando o visual gráfico e propósito utilitário. Outra característica comum a estes modelos é a construção em ‘sandwich’ de duas placas de metal.

«A coleção é focada na legibilidade, durante o dia e durante a noite. Usámos nos relógios um tratamento luminescente.»

Para finalizar, o BR X1 Military utiliza um material leve e ultrarresistente, ou seja, titânio de alta resistência (Hight Resistant Titanium – HRT). «Com um visual luxuoso e desportivo, o BR X1 Military é um relógio avant-garde, sofisticado e blindado. O cronógrafo esqueleto combina um movimento excecional com resistência e leveza. A ponte superior em forma de X tem um revestimento em DLC (Diamond-like Carbon) preto, característico da linha Experimental da Bell & Ross. A abertura na caixa HRT permite admirar o mecanismo. Feito em cristal de safira com coloração, o mostrador oferece total transparência para o movimento raro do relógio. Revestidos com Superluminova C3, os ponteiros e indexes garantem excelente visibilidade durante o dia e a noite», lê-se no comunicado da marca.