Ateliê português renova hotel de luxo cinco estrelas na Croácia

Localizado numa falésia, com vista para o vasto mar Adriático, o Hotel Bellevue Dubrovnik vai ganhar uma nova cara. Apostando no conceito de boutique de luxo cinco estrelas, vai ser totalmente renovado. O ateliê de design que trará novo glamour a este moderno refúgio à beira-mar é português.

Texto de Patrícia Tadeia

O contacto surgiu diretamente da Adriatic Luxury Hotels, proprietária do Hotel Bellevue, localizado na Croácia. O ateliê Tereza Prego Design não hesitou. E a reforma estará concluída até à primavera de 2019.

A designer de interiores, com sede em Lisboa, já acumula 30 anos de experiência, tendo trabalhado em projetos de luxo residenciais, empresariais e de hotelaria em Portugal e em várias capitais da Europa. Por isso, trabalhar neste projeto ao redor da baía de Dubrovnik, é algo que satisfaz a equipa.«É sempre agradável ver a qualidade do nosso trabalho reconhecida internacionalmente», confessa Tereza à DN Ócio.

Situado numa falésia de 30 metros na Baía de Miramare, o Hotel Bellevue Dubrovnik fica ainda a cerca de 10 minutos da Cidade Velha medieval. A inspiração em termos de design estará, claro, no cenário do Mediterrâneo, refletindo a natureza e as cores da paisagem circundante. Após a remodelação, o hotel ficará com 91 quartos e suítes, um novo lobby, um novo restaurante e uma área de lounge com terraço.

«É sempre agradável ver a qualidade do nosso trabalho reconhecida internacionalmente»

Mas em que se inspirou o ateliê português para esta remodelação? «Para além das diretivas que nos foram dadas pelo cliente, para os ambientes que criamos e palete de cores selecionadas, foi importante a extraordinária localização do Hotel numa falésia diretamente em cima do Adriático.»

Tereza Prego continua: «Será um Boutique Hotel 5 estrelas, onde todos os detalhes foram pensados com o maior cuidado e atenção, ao conforto, beleza e originalidade dos interiores e exteriores. Devido à sua localização privilegiada e acesso direto a uma praia privativa, o Hotel Bellevue vive tanto dos espaços exteriores como dos espaços interiores onde foram criadas fantásticas zonas de refeição e lazer.»

Para a designer de interiores o maior desafio neste projeto, «foi o facto de o hotel ser composto por três edifícios distintos, um dos quais uma casa antiga que ficou parcialmente inserida dentro dos dois novos edifícios, infelizmente sem grande preocupação de forma», confessa. «Na impossibilidade de a integrar harmoniosamente, optámos por fazê-la sobressair e passar a ser um elemento decorativo original com destaque», explica ainda.

O ateliê Tereza Prego Design teve a primeira internacionalização em 2003 em Paris na Maison & Objet. Desde então têm tido regularmente trabalhos internacionais, como por exemplo projetos residenciais em Londres.

«Do que tenho conhecimento, ainda são poucos os Ateliês de Design de Interiores Portugueses que se internacionalizaram. Penso que começamos a ser valorizados lá fora, pois não só Portugal está na moda, como alguns ateliês que se internacionalizaram têm feito um excelente trabalho», admite Tereza.

«Será um Boutique Hotel 5 estrelas, onde todos os detalhes foram pensados com o maior cuidado e atenção, ao conforto, beleza e originalidade dos interiores e exteriores.»

Ainda assim, refere que ainda há «um enorme caminho a percorrer» para que os ateliês portugueses se equiparem a outros designers europeus e americanos de renome, «não em qualidade de trabalho mas sim em reconhecimento», diz. «É difícil ter reconhecimento internacional quando vivemos e trabalhamos num país onde a nossa profissão ainda não é reconhecida e continua sem estatuto oficial», conclui.

Com sede em Dubrovnik, Croácia, a Adriatic Luxury Hotels é proprietária e opera vários hotéis e villas à beira-mar. O portfólio do Adriatic Luxury Hotels inclui o Hotel Bellevue, a Villa Agave, a Villa Orsula, o Hotel Excelsior, a Villa Sheherezade, a Villa Grand Argentina, o Hotel Dubrovnik Palace, o Hotel Croatia Cavtat, a Villa Glavic, o Hotel Kompas, o Hotel Odisej Mljet e o Hotel Supetar Cavtat.