40 joalheiros de 20 países em exposição no Porto

O novo espaço do Tincal Lab no Centro Comercial Bombarda é inaugurado este sábado, dia 19. O projeto acolhe ainda a exposição coletiva «Joalharia e Tecnologia». Esta é a 4ª edição do evento anual que pretende contribuir para a promoção da joalharia contemporânea na cidade do Porto.

O Tincal lab é uma plataforma virtual e ateliê de joalharia fundado pela joalheira portuguesa Ana Pina. Sob o mote curadoria e experimentação em joalharia contemporânea, são lançadas regularmente colaborações e eventos que ajudam a promover e dinamizar esta área criativa, como workshops com joalheiros convidados, ou exposições individuais e coletivas, como a que apresenta quase 100 peças de mais de 40 joalheiros de 20 países diferentes, realizadas em exclusivo para o evento.

Depois de em anos anteriores explorar os temas arquitetura, cinema e música, a 4ª edição desta iniciativa propõe uma reflexão sobre o tema «Joalharia e Tecnologia». O desafio deste ano, a todos os joalheiros presentes foi criar até três peças com o preço máximo de 100 euros. Todas inspiradas por um tema.

O objetivo da iniciativa é que a joalharia possa sair do seu circuito comercial mais convencional e expandir a sua presença para além do contexto do ateliê ou da galeria, permitindo sensibilizar o público para a joalharia artística enquanto a torna mais acessível.

Nesta exposição algumas peças exploram técnicas como a impressão 3D, materiais pouco convencionais que mudam de cor com o aumento da temperatura ou mecanismos eletrónicos que dão luz, outras questionam o consumismo da sociedade contemporânea transformando o desperdício numa peça de joalharia ou evocam o passado numa chamada de atenção para a constante mudança que a tecnologia introduz nas nossas vidas.