Garrafas limitadas de vinho do Porto envelhecido 100 anos

A produção é limitada a 250 garrafas de um vinho criado especialmente para assinalar os 130 anos da produtora de vinhos Gran Cruz. Cada garrafa é única e produzida artesanalmente. O preço? 1500 euros.

Envelhecido mais de 100 anos em pipas de carvalho no Douro e em Gaia o vinho do Porto Gran Cruz é um «tawny muito velho».

Na nota de prova, a empresa destaca os «aromas complexos e intensos de amêndoas tostadas, geleia de pêssego, mel, caril, canela e pimenta preta». E continua: «Depois, desvendam-se outros frutos secos, como a avelã e o figo, num conjunto balsâmico muito bem integrado.»

A mesma empresa tem, desde setembro, a sua primeira unidade hoteleira, junto à Praça da Ribeira, no Porto. A boutique guest house foi construída num edifício do século XVII que tanto serviu de morada a habitação privada, como a um armazém de cafés e chocolate.

A guest house tem sete quartos distribuídos por quatro pisos, todos eles com vista para o rio Douro, e o Casario, restaurante de fine dining assinado a quatro mãos pela dupla de chefes portuenses Miguel Castro e Silva e José Guedes.