Uma loja que é também estúdio e laboratório de ideias

São mais de 30 as marcas expostas no número 123 da Rua Adolfo Casais Monteiro, no Porto. A antiga Padaria Independente, localizada num dos mais artísticos bairros da cidade, deu lugar, em 2016, à Banema Studio, um espaço dedicado à inovação e à criatividade.

Os 300 metros quadrados acolhem dois pisos e dois ambientes distintos: a Banema Studio e o Banema Lab. «O primeiro é um espaço para estar e descobrir objetos especiais, no segundo, para além da vertente comercial, a formação, seminários e conferências serão um veículo para informar arquitetos, decoradores de interiores, estudantes e outros clientes profissionais e particulares acerca de produtos e materiais aplicados nas áreas da decoração de interiores, construção e reabilitação», informa a marca.

Este é também um projeto que pretende «ser um laboratório multidisciplinar, um local de partilha de ideias, uma loja para estar, beber um chá ou um café e descobrir trabalhos de designers, artesãos, artistas e produtos de diferentes áreas e origens». E por isso, além de uma loja é também palco de workshops, exposições e concertos.

Entre os workshops, para breve estão agendados três. O primeiro é já no dia 19. «Derivada da técnica Bonsai, a técnica Kokedama caracteriza-se na generalidade pelo uso de um «vaso» totalmente diferente do comum: a raiz da planta é envolvida em musgo. Nesta oficina serão ensinadas as noções básicas sobre a técnica Kokedama, bem como informações sobre a manutenção das plantas e outras dicas importantes», informa o site.

O ambiente é sofisticado, acolhedor e elegante, e o grande destaque é a exposição de marcas (de arte, design, fragrâncias, iluminação, lifestyle e mobiliário) – algumas apresentadas pela primeira vez em Portugal. No espaço é possível encontrar marcas como Alguidar Knit, Amor Luso, Apolis, Apotheke Fragrance, Barbudo Aborrecido, Berriblue, Christian Haas, Circulo Ceramics, Culti, Davide Groppi, Design House Stockholm, Earl of East London, FG Editions, Fetch & Follow, Gestalten, Haeckels, Hay, Kreafunk, La Bruket, La-Eva, Magis, Menu, Native Union, Onno, Papelote, Paralela, Qwstion, Revo, Rival, Stelton, Roda, The School of Life, Util, Vicara e YUYU, entre outras.

A programação tem a curadoria d’ O Apartamento Creative Hub e uma estreita parceria com a Galeria Fernando Santos, responsável pelas obras de arte que pontuam algumas das paredes da loja.