Portojóia acolheu 165 expositores de marcas consagradas e jovens designers

No total foram 165 os expositores, nacionais e internacionais, que marcam presença na 29.ª edição da Portojóia. Das marcas mais consagradas aos jovens designers, o evento, que terminou este domingo, reuniu o setor das joias e relógios na Exponor, no Porto. E ainda apostou numa novidade: a área Pure Jewels onde estiveram presentes duas marcas de luxo.

A 29.ª edição da Portojóia alcançou o número de expositores mais elevado dos últimos cinco anos, entre as quais 25 marcas internacionais e 35 jovens designers, que se deram a conhecer ao mercado nacional e internacional.

O evento deu ainda a conhecer os vencedores dos prémios «Best Of Portojóia 2018», que reconhecem as marcas e personalidades que se distinguiram no setor. O prémio Carreira foi para Casimiro Coelho; o Designer Revelação, Natalia Dmitrieva; Designer – Votação do público, João Azeredo; os prémios Melhor Montra e Melhor Loja Física couberam a Liliana Guerreiro, a Melhor Loja Online a Mel Jewel; a Melhor Montra Stand a Eugénio Campos e por fim, o Melhor Stand a WOF – Wings of Feelings.

«Esta edição espelha a nova dinâmica do setor da joalharia em Portugal. Por um lado, a forma como as marcas se estão a reinventar, para se posicionarem no mercado global, estando mais atentas às tendências internacionais e à moda, sem perder a sua identidade diferenciadora. Por outro, a emergência de jovens designers que trazem sangue novo e uma visão refrescante ao setor», referiu Amélia Estevão, diretora da Portojóia.

Uma das novidades desta edição foi a iniciativa Arts & Jewels, que pretendeu unir jovens promessas da joalharia nacional com designers de diferentes áreas ligadas à moda e à arte, para o desenvolvimento de coleções exclusivas que foram apresentadas em primeira mão no evento.

Outro dos destaques foi o novo espaço Jewels Labs que ofereceu uma montra de tendências de exposição e venda de joias, apresentando quatro exemplos de sucesso: Alcino Silversmith, Monseo, Eugénio Campos e Liliana Guerreiro.

Também novidade foi a área Pure Jewels onde estiveram presentes duas marcas de luxo, a Eleutério Jewels e Mimata. Paralelamente, o evento contou com uma agenda de workshops em temas estratégicos para o setor, como vitrinismo, tendências de consumo e marketing digital, bem como cursos gratuitos de iniciação à joalharia, ao longo de todo o evento.