Exposição de Keith Haring transforma estação de comboios de Cascais em galeria de arte

O trabalho do artista norte-americano Keith Haring vai estar em destaque em Cascais, com uma exposição, num centro comercial, e a transformação da estação de comboios da cidade numa galeria de arte, foi anunciado esta terça-feira, dia 27 de agosto.

DN Ócio/Lusa

A exposição “Keith Haring. Entre a arte, o ativismo e a moda”, que estará patente entre 10 de setembro e 10 de novembro, no CascaiShopping, reúne “17 obras originais de uma das mais emblemáticas figuras do cenário artístico de Nova Iorque nos anos 1980”. A par com a exposição, e tal como Keith Haring fez na década de 1980, o trabalho do artista “sai para a rua e vai ter com as pessoas, ou melhor, vai andar de comboio entre Cascais e Lisboa e vai transformar a estação de Cascais numa galeria de arte”.

De acordo com a organização, nesta mostra “a ideia é transportar o visitante para Nova Iorque em plena década de 1980, sob o olhar ímpar do artista e ativista”. “Na exposição é possível apreciar algumas das suas obras mais icónicas, que nos fazem viajar pela imaginação de Haring, num diálogo aberto entre a arte, o ativismo e a moda”, lê-se no comunicado divulgado pela organização.

Além das 17 obras originais de Keith Haring, a mostra inclui criações de ‘designers’ de moda inspiradas no trabalho do artista, que levou a arte para as ruas, como a réplica de um casaco usado pela cantora Madonna numa festa em 1984.

Na inauguração da mostra, que é de entrada gratuita, será recriada a performance que Keith Haring realizou com a cantora Grace Jones em Nova Iorque em 1987, com uma sessão de ‘body painting’ ao vivo com a modelo Sharam Diniz.

A par com a exposição, e tal como Keith Haring fez na década de 1980, o trabalho do artista “sai para a rua e vai ter com as pessoas, ou melhor, vai andar de comboio entre Cascais e Lisboa e vai transformar a estação de Cascais numa galeria de arte”.

A organização convidou o artista português AkaCorleone para “metamorfosear o exterior e interior de uma carruagem de comboio com padrões inspirados na arte de Haring, mas com um design original”.

No dia 03 de setembro, AkaCorleone irá pintar ao vivo, no CascaiShopping, uma réplica de uma carruagem de comboios. Além disso, a estação de Cascais “será decorada com imagens alusivas à obra de Keith Haring