Empresa portuguesa de «home design» quer ser a mais sustentável do planeta

Chama-se Boa Safra e é uma editora de design sustentável para a casa. A empresa que nasceu no norte do país, disponibiliza peças de designers portugueses, fabricadas localmente. A simplicidade estética, o design intemporal, a utilização de materiais e acabamentos naturais definem os produtos editados pela Boa Safra.

«O design deve cuidar da relação entre a economia, as pessoas e o planeta, garantindo que as necessidades da geração presente não comprometem as necessidades das gerações futuras.». A frase é de Rui Rocha, diretor geral da Boa Safra. A empresa já vai na quarta geração de marceneiros a trabalhar madeira maciça e tem dois objetivos: conseguir o casamento perfeito entre o conhecimento dos artesãos e a criatividade das novas gerações de designers, e editar móveis com base em fortes princípios de sustentabilidade.

Sob o lema «Pelo bom e verdadeiro. Pela qualidade e pela verdade», a Boa Safra rege-se pela sustentabilidade. «Somos uma empresa verdadeiramente especialista em madeira, o material mais sustentável conhecido pelo Homem e percebemos que era importantíssimo aliar o know-how de várias gerações e todo o conhecimento dos artesãos, às necessidades, ao design e à criatividade contemporânea», continua o engenheiro industrial. «Por isso insistimos, apostamos e promovemos o contacto entre as fábricas, artesãos, designers e artistas, fazendo assim a ponte entre indústria e criatividade», diz ainda.

Os produtos Boa Safra são pensados de raiz no sentido de terem a menor pegada ecológica possível. «As madeiras utilizadas são provenientes da floresta europeia, a única floresta que tem taxas de reflorestação positiva, garantindo-nos ao mesmo tempo uma madeira de enorme qualidade. Os óleos utilizados nos acabamentos são criados por nós e 100% ecológicos, assim como as tintas, não comprometendo o ambiente nem a saúde das pessoas que os produzem, compram ou que com eles convivem», assegura Rui Rocha.

Todos os produtos editados pela marca dispõem de uma etiqueta de avaliação de sustentabilidade. Nesta etiqueta os produtos são analisados relativamente a oito parâmetros: boa gestão de recursos, baixo consumo energético, ausência de substâncias tóxicas, reciclável, de origem local, biodegradável, comércio justo e baixo em resíduos.

A equipa de designers Boa Safra e a comunidade criativa associada à marca são inspirados por dez princípios transversais: o design deve ser sistémico, duradouro, verdadeiro, transdisciplinar, inclusivo, libertador, simples, imperfeito, minucioso e, sustentável.

A empresa apresenta ainda o conceito myHOME: um serviço integrado de design de interiores em que o cliente é «co-criador». «Nesta abordagem exclusiva daquilo que são os projetos de decoração de interiores, envolvemos realmente o cliente no projeto. Através de uma metodologia própria, que analisa o perfil psicológico do cliente, desenvolvemos toda a decoração da casa, adaptando e criando mobiliário específico ao projeto em questão e oferecendo ainda consultoria na organização e na arrumação da casa», explica.

A Boa Safra conta com uma loja no Porto (Mercado do Bom Sucesso) e duas lojas em Lisboa: uma na Praça do Príncipe Real, no edifício Embaixada e outra em Alcântara, na Lx Factory.