Glamping: acampar com todo o conforto

Já lá vai o tempo em que acampar era um desconforto. Campismo e conforto encontraram um novo conceito: chama-se «Glamping» e em Portugal não faltam ofertas.

Nesta tendas, fazem-se férias com glamour. Não tem de se preocupar com o saco cama, nem com o calor pela manhã, pode carregar o telemóvel, e até tem direito a casa de banho privada. Em alguns casos até um jacuzzi. Assim se acampa com glamour em Portugal.

6. Casa Tuia, Carvoeiro

A 20 minutos a pé da praia, no Carvoeiro, a Casa Tuia conta com quatro tendas em madeira. Designadas por Safari, as tendas incluem dois ou três quartos, uma casa de banho, cozinha equipada com um micro-ondas e frigorífico, uma placa de fogão e uma máquina de café. O acesso Wi-Fi é gratuito e um jardim, e nos arredores pode jogar golfe ou aproveitar para passear a cavalo.

5. Natura Glamping, Serra da Gardunha

Localizado na Serra da Gardunha, em Alcongosta, a 7,5 km do Fundão, em cada tenda do Natura Glamping, o hóspede tem vista para a montanha, uma varanda e terraço, casa de banho privativa com secador de cabelo e produtos de higiene pessoal, e acesso Wi-Fi gratuito. A receção está aberta 24 horas por dia. Ciclismo e caminhadas são algumas das atividades sugeridas pelo parque de campismo que fica bem próximo dos caminhos de Santiago de Compostela, Aldeias Históricas, o Rio Zêzere, entre outros.

4. Azenhas da Seda, Alentejo

Nas margens da ribeira da Seda, contam-se sete tendas, com capacidade para duas pessoas, que prometem noites sob as estrelas e ao som de cascatas. A decoração das Azenhas da Seda baseia-se em rochas e troncos, em total harmonia com o parque de campismo.

3. Portugal Nature Lodge, Beja

No Sudoeste Alentejano, o Portugal Nature Lodge oferece um «apartamento» que é uma tenda especial e espaçosa; mas que também pode ser uma Yurt da Mongólia, uma Tenda Safari da África do Sul ou uma tenda tipo Lodge. Cada tenda tem uma casa de banho e cozinha, no exterior, e ainda por um terraço.

2. Eco-lodge Brejeira, Silves

Situado no coração do Algarve, a pouca distância da cidade de Silves e não muito longe do litoral e da Serra de Monchique, no Eco-lodge Brejeira pode passar a noite numa antiga caravana cigana, com direito a sala de estar e chaise-longue; numa carrinha dos bombeiros dos anos 60 com uma cozinha e uma sala de estar; ou ainda numa tenda yurt com quarto e terraço de madeira.

1. Nomad Planet, Fiães do Rio

No Nomad Planet, o glamping tem direito a jacuzzi ao ar livre com vista para o Parque Nacional Peneda-Gerês e até uma tipi, uma tenda característica dos índios americanos e ainda quatro yurts (tendas tradicionais da Mongólia).